Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Assassino de ex-premiê do Japão é condenado à prisão perpétua

Ex-primeiro-ministro foi atingido por tiros de espingarda caseira em 2022. Tetsuya Yamagami, de 45 anos, é acusado de homicídio e de violar leis de controle de armas, e se declarou culpado durante julgamento.

Últimas atualizações em 21/01/2026 – 09:17 Por Redação GNI

Tetsuya Yamagami foi condenado à prisão perpétua pelo assassinato do ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, cometido em 2022. O julgamento ocorreu nesta quarta-feira (21) no tribunal na cidade de Nara.

O homem se declarou culpado pelo assassinato de Abe durante audiência em outubro. Tetsuya Yamagami, de 45 anos, é acusado de homicídio e de violar leis de controle de armas.

“Tudo é verdade”, disse ele em tribunal durante audiência ocorrida em outubro de 2025.

A condenação era praticamente certa depois da confissão e na primeira audiência, e a atenção estava voltada para a severidade da sentença.

No mês passado, os promotores pediram prisão perpétua, classificando o ato como um “incidente extremamente grave e sem precedentes na história do pós-guerra”.

Embora não fosse mais o líder do Japão na época, Abe continuou sendo uma força poderosa e unificadora dentro do Partido Liberal Democrático, então no poder.

O ex-primeiro-ministro morreu em julho de 2022, após ser baleado enquanto fazia um discurso em ato de campanha eleitoral na cidade de Nara, no oeste do Japão. A morte de Abe, o líder japonês que ficou mais tempo no cargo, chocou o país, onde mortes por armas de fogo são raras.

Logo após os disparos, Abe caiu no chão. Imagens do momento registradas mostram o ex-premiê deitado com a camisa ensanguentada (veja abaixo).

Yamagami teria responsabilizado Abe por promover a Igreja da Unificação, um grupo religioso contra o qual guardava rancor depois que sua mãe doou cerca de 100 milhões de ienes (US$ 660 mil ou R$ 3.546.708) à instituição, segundo a Reuters.

MUNDO

Redação GNI

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence