EUA x Irã? Veja a comparação de forças entre os dois países
Últimas atualizações em 14/01/2026 – 21:21 Por Gazeta do Povo | Feed
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (13) o fim de todos os canais de diálogo com o Irã, em resposta à repressão violenta aos protestos que sacodem o país e já deixaram centenas de mortos, segundo organizações de direitos humanos. Trump também incentivou os manifestantes a tomarem instituições do Estado e prometeu ajuda, embora não tenha especificado que tipo de ajuda estaria enviando.
Mais tarde, em entrevista a uma emissora americana, Trump prometeu uma resposta “muito forte” contra o regime islâmico, caso este iniciasse a execução de participantes dos protestos. Já nesta quarta-feira (14), durante coletiva na Casa Branca, o presidente afirmou que os Estados Unidos irão “observar” a situação no Irã antes de retirar a opção militar da mesa, acrescentando que recebeu informações de que, até o momento, não há planos para a execução de manifestantes no país persa.
Em resposta às declarações de Trump, autoridades iranianas afirmaram na terça que o país está “preparado” para se defender “até a última gota de sangue” caso haja uma ofensiva militar dos EUA, que retirou nesta quarta parte de seu pessoal alocado numa base militar no Catar.
Apesar da retórica de Teerã, uma análise dos dados de capacidade militar, baseada nas informações do site Global Firepower, revela que os Estados Unidos mantêm neste momento uma vantagem militar ampla e estrutural sobre o regime islâmico.
A seguir, veja a comparação de forças entre os dois países.
Poder no campo
Os Estados Unidos dispõem de forças armadas altamente profissionalizadas, com ampla integração entre Exército, Força Aérea e Marinha, além de logística avançada, capacidade de comando conjunto e grande mobilidade em operações fora do território nacional.
Os americanos possuem atualmente, segundo dados do Global Firepower, 1.328.000 militares na ativa e 799.500 reservistas. O Irã, por sua vez, possui 610.000 soldados ativos e 350.000 reservistas, além de 220.000 integrantes de forças paramilitares, como a Guarda Revolucionária Islâmica.
Em capacidade de reposição, cerca de 4,45 milhões de americanos atingem idade militar por ano, contra 1,41 milhão de iranianos, o que garante enorme vantagem americana em conflitos prolongados.
Os Estados Unidos possuem 4.640 tanques, contra 1.713 do Irã. Em veículos blindados, a diferença é ainda maior: 391.963 unidades americanas, frente a 65.825 iranianas. Na artilharia, os EUA possuem 671 sistemas autopropulsados, enquanto o Irã conta com 392.
O Global Firepower não divulga estoques detalhados de mísseis dos países por razões estratégicas, mas avalia que, mesmo após os ataques israelenses do ano passado, o Irã ainda conseguiu preservar uma parte relevante de sua capacidade balística. Durante a chamada “Guerra dos 12 dias”, onde enfrentou Israel e foi bombardeado pelos EUA, regime islâmico sofreu perdas em lançadores, bases e sistemas de apoio, mas ainda manteve, segundo o levantamento, um dos maiores arsenais de mísseis balísticos de curto e médio alcance do Oriente Médio, considerado peça central de sua estratégia de dissuasão regional.
Por sua vez, os Estados Unidos, de acordo com o levantamento, possuem um vasto número de mísseis balísticos intercontinentais, mísseis de cruzeiro, armas de precisão, sistemas de defesa antimísseis, satélites e inteligência avançada, o que forma uma arquitetura militar integrada que amplia sua superioridade tecnológica.
Poder naval
Segundo o Global Firepower, os Estados Unidos possuem uma frota de 440 embarcações, a segunda maior do mundo, incluindo 11 porta-aviões, entre eles o mais moderno e mais poderoso do mundo – o USS Gerald Ford – 81 destróieres, 70 submarinos, além de diversos navios de assalto anfíbio e apoio logístico.
Por sua vez, o Irã conta com 107 embarcações, não opera porta-aviões e possui apenas 25 submarinos. Atualmente, o país persa concentra sua estratégia naval em defesa costeira, embarcações rápidas e minas marítimas e negação de área, especialmente no Golfo Pérsico e no Estreito de Hormuz.
Poder aéreo
No ceús, a disparidade entre Irã e EUA é ainda mais acentuada. Os americanos operam, segundo dados do Global Firepower, 13.043 aeronaves, incluindo 1.790 caças, 889 aeronaves de ataque, 918 aviões de transporte, 605 aviões-tanque e 647 aeronaves de missões especiais.
O Irã possui apenas 551 aeronaves, das quais 188 são caças, 21 de ataque, 87 de transporte e apenas 6 aviões de reabastecimento aéreo. A limitação reduz drasticamente a capacidade iraniana de realizar operações aéreas prolongadas ou fora de seu território, enquanto os EUA conseguem sustentar campanhas aéreas globais e duradouras.
Poder nuclear
Os Estados Unidos possuem um segundo maior arsenal nuclear do mundo. Segundo dados divulgados por organizações internacionais, os americanos possuem mais de 5 mil armas nucleares, tendo centenas de ogivas estratégicas e táticas integradas à sua doutrina de dissuasão, com capacidade de lançamento por mísseis balísticos, submarinos e bombardeiros.
O Irã, por sua vez, não possui armas nucleares. O regime islâmico mantinha um programa nuclear que afirmava ter fins exclusivamente civis, voltado à geração de energia e à pesquisa científica, mas avaliações de agências internacionais e de serviços de inteligência ocidentais passaram a apontar atividades consideradas incompatíveis com um projeto puramente civil.
Diante dessas suspeitas, instalações ligadas ao programa nuclear iraniano foram alvo de bombardeios dos EUA durante a Guerra dos 12 dias. Os americanos afirmam que atingiram todas as infraestruturas estratégicas do programa nuclear do regime islâmico, que reconheceu posteriormente ter sofrido danos significativos em suas instalações. Ao que tudo indica, neste momento Teerã segue sem capacidade conhecida de produzir ou empregar ogivas nucleares operacionais.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

