Pressão de Trump levou à libertação de presos na Venezuela

Últimas atualizações em 08/01/2026 – 19:25 Por Redação GNI

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atribuiu o início da libertação de presos políticos na Venezuela, nesta quinta-feira (8), à estratégia de “máxima pressão” adotada por Washington após a captura do ditador Nicolás Maduro em Caracas, durante operação realizada no sábado (3). A avaliação foi feita pela Casa Branca ao comentar o anúncio oficial do regime chavista.

Segundo a porta-voz adjunta da Casa Branca, Anna Kelly, a libertação dos detidos é um exemplo direto do uso da pressão política e diplomática pelo governo Trump.

“Este é um exemplo de como o presidente está usando a máxima pressão para fazer o que é correto tanto para o povo americano quanto para o venezuelano”, afirmou.

O posicionamento dos Estados Unidos veio após o presidente do Parlamento venezuelano, o chavista Jorge Rodríguez, anunciar que o regime decidiu libertar “um número importante” de cidadãos venezuelanos e estrangeiros presos por razões políticas. Segundo Rodríguez, a medida seria um “gesto unilateral” com o objetivo de preservar a paz e a convivência no país, e os procedimentos de libertação já teriam sido iniciados.

Rodríguez não detalhou quantas pessoas serão libertadas nem o cronograma do processo. Organizações de direitos humanos estimam que a Venezuela mantenha entre 800 e 900 presos políticos, a maioria detida durante o período em que Maduro esteve no poder.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence