UNE diz que ataque dos EUA viola regras do Direito Internacional

Últimas atualizações em 03/01/2026 – 19:08 Por Gazeta do Povo | Feed


A União Nacional dos Estudantes (UNE) divulgou neste sábado (3) um texto em que acusa o governo dos EUA de ter “sequestrado” o ditador Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores. Na nota, a entidade afirma que a ação da madrugada deste sábado “viola todos os princípios do Direito Internacional, a Carta das Nações Unidas e a soberania venezuelana”.

O texto também menciona “danos causados às estruturas venezuelanas” e fala em “assassinato de civis no país” – informação que ainda não foi confirmada. Em seguida, a UNE diz que já havia denunciado em dezembro que os objetivos de Washington nunca foram o combate ao narcotráfico ou a defesa da democracia, mas “exercer seu controle imperialista sobre a América Latina”.

A UNE sustenta que a Venezuela seria alvo por razões econômicas e estratégicas, citando que o país “é responsável pelas maiores reservas de petróleo do mundo” e o descrevendo como “estratégico aos interesses das multinacionais e do capital financeiro internacional”. Diante do que chama de “ataque criminoso e terrorista”, a UNE manifesta “solidariedade ao povo venezuelano e seu direito à autodeterminação, resistência e autodefesa”.

Por fim, a entidade cobra uma postura do Brasil e convoca mobilização política. “O Brasil deve denunciar energicamente nos fóruns globais que a agressão contra a Venezuela representa um ataque à toda a América Latina”, diz a UNE, que conclui a nota convocando “o conjunto dos movimentos sociais brasileiros” para uma agenda de mobilização.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence