Lula condena ataques dos EUA à Venezuela: linha inaceitável

Últimas atualizações em 03/01/2026 – 11:14 Por Gazeta do Povo | Feed


O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenou em sua conta no X o ataque dos EUA à Venezuela, que culminou na captura do ditador Nicolas Maduro neste sábado (03). A posição do governo do Brasil está alinhada à de ditaduras como a da Rússia, de Cuba e da China, que escolheram a linha de condenar o ataque, enquanto a Argentina apoiou e a União Europeia escolheu.

Lula está no Rio de Janeiro e participa de uma reunião por videoconferência com autoridades brasileiras, em um “gabinete de emergência”, segundo a rede de TV CNN. Ainda de acordo com a emissora, as fronteiras do país com a Venezuela em Roraima foram fechadas. Ainda não foi definido um aumento do efetivo na região.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou durante a madrugada que as forças norte-americanas realizaram um ataque em larga escala contra a Venezuela e que o ditador Nicolás Maduro, junto com sua esposa, foi capturado. Ele ainda comemorou a operação como um “sucesso” e disse que mais detalhes seriam anunciados em entrevista coletiva às 13h, em sua residência na Flórida.

VEJA TAMBÉM:

Confira a íntegra da nota da Presidência da República:

Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional.

Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo.

A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões.

A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz.

A comunidade internacional, por meio da Organização das Nações Unidas, precisa responder de forma vigorosa a esse episódio. O Brasil condena essas ações e segue à disposição para promover a via do diálogo e da cooperação.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence