Venezuela mobiliza Exército para “proteger” setor petrolífero
Últimas atualizações em 30/12/2025 – 16:43 Por Gazeta do Povo | Feed
O regime do ditador Nicolás Maduro na Venezuela decidiu mobilizar forças militares para reforçar a segurança de instalações estratégicas do setor de energia, em meio ao aumento da tensão com os Estados Unidos no mar do Caribe.
A ditadura chavista colocou unidades militares para vigiar diversos complexos petrolíferos, entre ele o Complexo Petroquímico Ana María Campos, no estado de Zulia, na fronteira com a Colômbia, e o Centro de Refino Paraguaná, no estado de Falcón. A medida ocorre em meio a forte pressão militar que o regime de Maduro vem sofrendo dos EUA.
De acordo com um vídeo divulgado nesta terça-feira (30) pelo comandante estratégico operacional da FANB, Domingo Hernández Lárez, o chefe da Região Estratégica de Defesa Integral (Redi) 1 Ocidental, Pedro González Ovalles, afirmou que uma Unidade de Reação Rápida (URRA) permanece mobilizada para “garantir a segurança integral” das duas instalações energéticas.
Segundo o Ministério de Hidrocarbonetos da Venezuela, o Centro de Refino Paraguaná é um dos maiores complexos de refino do mundo e é responsável pela transformação do petróleo bruto em derivados como gasolina, diesel e asfalto, sendo considerado vital para o abastecimento interno do país.
Já o Complexo Petroquímico Ana María Campos, conforme informações da Petróleos de Venezuela (PDVSA), reúne fábricas de fertilizantes, plásticos e outros insumos industriais e é classificado pelo governo como estratégico para o aproveitamento do gás natural venezuelano.
Os EUA passaram a mirar nas últimas semanas o setor petrolífero da Venezuela, fonte de financiamento do regime chavista. Neste mês, autoridades americanas apreenderam dois navios que transportavam petróleo venezuelano, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o bloqueio total de petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela. Os EUA também já confirmaram que realizaram um ataque contra uma área portuária dentro da Venezuela.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

