Venezuela liberta 99 presos políticos, incluindo adolescentes

Últimas atualizações em 26/12/2025 – 11:29 Por Redação GNI

Ao menos 99 presos políticos foram libertados da prisão na Venezuela nesta semana, segundo o Comitê de Mães em Defesa da Verdade.

O Ministério para o Serviço Penitenciário do regime de Nicolás Maduro confirmou na noite de quinta-feira a soltura dessas pessoas, incluindo adolescentes, que haviam sido detidas após as eleições presidenciais de 2024, em um contexto de crise política marcado pela denúncia de fraude por parte da oposição no resultado que deu a reeleição ao ditador chavista.

Em comunicado publicado no Instagram, a pasta de Estado afirmou que estas pessoas permaneciam detidas por sua suposta participação em “atos de violência e incitação ao ódio” posteriores ao pleito de 2024, quando ocorreram protestos contra a vitória de Maduro proclamada pelo órgão eleitoral, instituição controlada por funcionários alinhados ao chavismo.

“O Governo Nacional e o sistema de Justiça tomaram a decisão de avaliar caso a caso e conceder, conforme a lei, medidas cautelares, o que permitiu a soltura de 99 cidadãos, como expressão concreta do compromisso do Estado com a paz, o diálogo e a justiça“.


Siga a Rede GNI no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais


Segundo um comunicado do comitê que pede a soltura de todos os presos políticos, os homens estavam detidos na prisão de Tocorón, no estado de Aragua, enquanto as mulheres estavam no Centro Penitenciário Feminino de La Crisálida, no estado de Miranda, e os menores de idade em centros de detenção no estado de La Guaira.

Depois das presidenciais de 28 de julho de 2024, mais de 2.400 pessoas foram detidas – a maioria delas já solta – e acusadas de “terrorismo” e “vandalismo”, segundo o Ministério Público venezuelano, embora organizações civis e partidos políticos de oposição apontem a inocência dessas pessoas em meio à repressão do regime chavista.

A ONG Foro Penal contabiliza 902 presos políticos na Venezuela, a maioria detida após as eleições, segundo um boletim divulgado na semana passada, que tem como data de corte o dia 15 de dezembro.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence