Bolsonaro pode receber cartas na prisão, decide Moraes

Últimas atualizações em 19/12/2025 – 07:21 Por Gazeta do Povo | Feed


O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes autorizou, nesta quinta-feira (18), que a Polícia Federal (PF) receba e encaminhe cartas e encomendas enviadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O pedido veio da própria corporação, que relatou que “recentemente, cartas e encomendas passaram a chegar nesta unidade endereçadas a Jair Messias Bolsonaro.”

A PF detalhou que não há uma norma interna para tratar de cartas e correspondências a presos. Com isso, propôs um procedimento que inclui, após o recebimento, a inspeção dos pacotes, a entrega a Bolsonaro e, em seguida, à sua família, para que guarde tudo o que for recebido.

Ao decidir, Moraes apontou para o direito positivado pela Lei de Execuções Penais de que o preso tenha “contato com o mundo exterior por meio de correspondência escrita, da leitura e de outros meios de informação que não comprometam a moral e os bons costumes.”

VEJA TAMBÉM:

  • Moraes autoriza PF a interrogar Bolsonaro sobre material de cofres do Alvorada
  • Flávio diz que Moraes está “enrolando” para autorizar nova cirurgia de Bolsonaro

Moraes autoriza entrevista, visita semanal de Michelle e fisioterapia

Além do recebimento de cartas, o ministro autorizou que Bolsonaro conceda entrevista ao portal Metrópoles no dia 23 de dezembro. A entrevista deve durar uma hora e ocorrer entre as 11h e o meio-dia.

Moraes também autorizou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) a visitar seu marido todas as terças e quintas-feiras, sem necessidade de fazer novo pedido a ele. A defesa havia solicitado a autorização definitiva, de acordo com a petição, para conferir mais eficiência à execução penal. Os advogados têm subido petições aos autos diariamente, solicitando visitas, tratando da questão médica de Bolsonaro, entre outros temas.

Outra autorização desta decisão é para que o ex-presidente faça fisioterapia de segunda a sexta-feira, durante seu horário de banho de sol. A defesa apontou problemas de saúde que indicariam a necessidade de uma cirurgia de emergência, além do tratamento preventivo.

Em postagem, o ex-vereador Carlos Bolsonaro, filho de Jair, alegou que ele possui problemas cardiovasculares. Um laudo médico juntado aos autos também trata de uma hérnia inguinal unilateral. Moraes ainda não decidiu sobre a cirurgia, pois aguarda a conclusão de uma perícia da PF.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence