Esperidião Amin será relator do PL da dosimetria na CCJ do Senado

Últimas atualizações em 10/12/2025 – 11:14 Por Gazeta do Povo | Feed


O senador Esperidião Amin (PP-SC) será o relator do PL da dosimetria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (10) pelo presidente do colegiado, Otto Alencar (PSD-BA). De acordo com ele, a expectativa é de que o relatório esteja pronto para apresentação já na próxima quarta-feira (17).

“O relator será o senador Esperidião Amin, eu já estou anunciando. E na próxima quarta-feira, certamente, ele apresentará o relatório dele”, disse Otto. O texto chega ao Senado após uma sessão marcada por tensão na Câmara, devido a um protesto do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). O sinal da TV Câmara foi cortado e o plenário foi esvaziado pela Polícia Legislativa. Mesmo assim, o projeto foi aprovado por 291 votos favoráveis e 148 contrários.

A proposta de anistia ampla da oposição foi desidratada pelo relator, deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP). Mesmo assim, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ter sua pena reduzida de 27 anos e três meses para dois anos e quatro meses.

VEJA TAMBÉM:

  • Câmara aprova PL da dosimetria. Deputado do PSOL causa confusão. STF tem advogado retirado da tribuna
  • Lei aprovada na Câmara pode reduzir pena de Bolsonaro e do 8/1

Como ficou o PL da dosimetria?

No texto apresentado pelo relator, há a atualização do cálculo para a dosimetria das penas. Na parte do Código Penal que trata de crimes contra a democracia, a proposta é inserir um novo artigo, vedando ao juiz a soma das penas dos crimes imputados. O que ocorreu no caso de Bolsonaro foi que houve essa soma, elevando a pena. Ao todo, o ex-presidente foi condenado por cinco crimes: organização criminosa armada, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Há ainda outro artigo que contempla os condenados pelos atos de 8 de janeiro: “Quando os crimes previstos neste capítulo forem praticados em contexto de multidão, a pena será reduzida de um terço a dois terços, desde que o agente não tenha praticado ato de financiamento ou exercido papel de liderança.”

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence