Lando Norris é o novo campeão da F1

o holandês não pôde impedir o campeonato mundial inédito de Lando Norris.

Últimas atualizações em 07/12/2025 – 13:03 Por Redação GNI

A F1 2025 terminou como começou: com três pilotos dividindo os holofotes no GP de Abu Dhabi. Mas, se se o vencedor da corrida neste domingo foi um sólido Max Verstappen, o holandês não pôde impedir o campeonato mundial inédito de Lando Norris. O inglês rompeu um jejum de 17 anos da McLaren sem títulos; a equipe ainda pôs Oscar Piastri em segundo na prova.

A última conquista do time de Woking havia sido em 2008, com Lewis Hamilton. De lá pra cá, apenas pilotos da Mercedes e da RBR empilharam taças. na categoria. O resultado finda, também, a dominância de quatro temporadas de Verstappen; o holandês construiu uma hegemonia quase invencível sob o regulamento do efeito solo, que se despede da F1 neste fim de semana.

Yas Marina não é um circuito com muitas disputas, mas transformou-se em um tabuleiro de xadrez da McLaren e da RBR. A inglesa dividiu as estratégias de seus pilotos, visando manter Piastri mais tempo na pista, e a austríaca apostou no talento de Verstappen.

Piastri passou Norris já na largada e, mesmo contido por Verstappen, confirmou-se no pódio. À RBR, restou reagir às decisões da rival: o time tentou usar Yuki Tsunoda como escudo, mas o japonês não segurou Norris e foi punido em disputa. Ainda assim, Max mostrou como havia se colocado na briga pelo título: com pneus duros mais novos, tirou 19s de Piastri para liderar novamente após seu pit stop.

Mesmo assim, o resultado não foi suficiente para evitar o título de Norris, que conseguiu se defender das ameaças pontuais de Leclerc e manteve-se em terceiro lugar. Com uma corrida à prova de erros – que surgiram vez ou outra no caminho da McLaren ao longo de 2025 -, o inglês se viu em posição de apenas afastar o monegasco nas voltas que sucederam até a bandeirada.

Bortoleto não conseguiu se manter na zona de pontuação. Largando em sétimo, foi superado por Fernando Alonso e, na parte final da prova, Esteban Ocon, Oliver Bearman e Lance Stroll. Parando uma vez na volta 16ª, o calouro seguiu o bicampeão rumo ao top 10, até perder posições no giro 40. Porém, se beneficiou da punição a Bearman por direção errática e foi de 12º a 11º.

A F1 inicia agora um período de três meses de férias e dá início à temporada 2026 em 8 de março

Redação GNI

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence