EUA anunciam nova estratégia militar focada na América Latina

Últimas atualizações em 06/12/2025 – 08:31 Por Gazeta do Povo | Feed


A administração de Donald Trump divulgou um novo relatório militar estratégico nesta sexta-feira (5) visando o narcotráfico, com foco na América Latina e Caribe.

O documento, assinado pelo líder da Casa Branca, diz que os Estados Unidos devem “reorganizar” a presença militar em todo o mundo e focar em “ameaças urgentes” no hemisfério ocidental.

Essas ações serão destinadas a combater cartéis de drogas, tráfico humano e imigração ilegal, por meio de “destacamentos direcionados para proteger a fronteira e derrotar cartéis, incluindo, quando necessário, o uso de força letal para substituir a estratégia fracassada baseada apenas na aplicação da lei das últimas várias décadas”.

Chamado de Estratégia de Segurança Nacional, o novo relatório surge em meio a uma mobilização histórica de Washington no Caribe, visando derrubar o regime de Nicolás Maduro.

A estratégia dos Estados Unidos também fala sobre outros temas, como Europa, Taiwan e imigração.

Sobre a Europa, o governo de Donald Trump advertiu sobre o “apagamento da civilização” europeia devido às suas políticas migratórias e os ataques à liberdade da União Europeia.

Entre os principais problemas apontados pelos Estados Unidos estão “atividades da UE e de outros organismos que minam a liberdade política e a soberania; políticas migratórias que estão transformando o continente e criando conflitos; censura da liberdade de expressão e supressão da oposição política; queda nas taxas de natalidade; e perda de identidades nacionais e de autoconfiança”.

O documento de 33 páginas foi descrito por Trump como um “roteiro para garantir a supremacia americana”.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence