EUA e Síria realizam operações conjuntas contra o Estado Islâmico
Últimas atualizações em 01/12/2025 – 17:27 Por Gazeta do Povo | Feed
O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) confirmou neste domingo (30) que militares americanos e forças de segurança da Síria destruíram mais de 15 depósitos de armas do Estado Islâmico em operações realizadas entre os dias 24 e 27 de novembro. Segundo o comunicado oficial, militares dos EUA atuaram ao lado do Ministério do Interior sírio no sul do país para localizar e eliminar arsenais usados por remanescentes do grupo terrorista islâmico.
As ações se concentraram na província de Rif Damashq e combinaram ataques aéreos com detonações em solo, segundo disse o Centcom. As forças conjuntas destruíram mais de 130 morteiros e foguetes, além de metralhadoras, minas antitanque, materiais para explosivos improvisados e uma quantidade de drogas ilícitas encontrada nos locais. Conforme declarou o comandante do Centcom, almirante Brad Cooper, a operação “garante que o Estado Islâmico não consiga se regenerar ou exportar ataques terroristas para os Estados Unidos e o resto do mundo”.
A operação foi comemorada pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Em post feito nesta segunda-feira (1º) na Truth Social, Trump afirmou que os Estados Unidos estão “muito satisfeitos com os resultados apresentados” pela Síria e destacou que a suspensão das sanções americanas contra o país foi medida essencial para fortalecer a cooperação bilateral.
A ação militar ocorre no momento em que Washington aprofunda sua reaproximação com Damasco. No começo do mês passado, a Síria aderiu à coalizão internacional contra o Estado Islâmico depois da visita histórica do presidente interino do país, Ahmed al-Sharaa, à Casa Branca. O encontro só foi possível depois de o Departamento de Estado dos EUA remover Sharaa da lista de terroristas internacionais procurados, decisão apoiada pelo presidente Trump, que afirmou no post desta segunda “acreditar na capacidade do líder sírio de reconstruir o país”.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni
