Venezuela reage à ordem de Trump sobre espaço aéreo

Últimas atualizações em 29/11/2025 – 22:33 Por Gazeta do Povo | Feed


O regime de Nicolás Maduro respondeu neste sábado (29) ao alerta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que declarou que o espaço aéreo da Venezuela deve ser considerado “completamente fechado”.

Em comunicado divulgado pelo chanceler Yván Gil em seu canal no Telegram, Caracas classificou a mensagem como uma “ameaça colonialista” e um “ato hostil, unilateral e arbitrário”. O governo Maduro afirmou que não reconhecerá “ordens, ameaças ou ingerências” dos Estados Unidos.

Além disso, Caracas acusou Washington de tentar exercer pressão política por meio de medidas “extravagantes, ilegais e injustificadas”. O comunicado cita o artigo 1º do Convenção de Chicago de 1944, sobre a soberania dos estados acerca do espaço aéreo de seu território.

O que aconteceu?

Ainda neste sábado, mais cedo, Trump havia publicado uma mensagem na rede Truth Social direcionada a companhias aéreas, pilotos, narcotraficantes e “traficantes”. “Pedimos que considerem que o espaço aéreo sobre a Venezuela e seus arredores permanecerá completamente fechado”.

O aviso ocorre em meio ao aumento da atividade militar norte-americana no Caribe. Um exemplo é o deslocamento do porta-aviões USS Gerald R. Ford e mais de uma dezena de embarcações, aeronaves de combate e cerca de 12 mil militares para operações contra o narcotráfico na região.

VEJA TAMBÉM:

  • Trump alerta que espaço aéreo da Venezuela deve ser “completamente fechado”

A resposta venezuelana

Na resposta venezuelana, o governo Maduro afirmou que não reconhecerá “ordens, ameaças ou ingerências” dos Estados Unidos.  

Yván Gil acusou ainda os EUA de suspenderem os voos de deportação de migrantes venezuelanos que vinham sendo realizados regularmente ao longo do ano. Seriam cerca de 75 voos em 2025, com quase 14 mil deportados.

O governo Maduro encerrou o comunicado pedindo que a ONU, governos “soberanos” e organismos multilaterais condenem a postura dos EUA, que descreveu como uma ameaça à paz continental, à soberania da Venezuela, do Caribe e do norte da América do Sul.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence