Seul suspeita que Coreia do Norte está por trás de furto milionário

Últimas atualizações em 29/11/2025 – 00:39 Por Gazeta do Povo | Feed


Autoridades da Coreia do Sul acreditam que o grupo de hackers “Lazarus”, ligado ao regime da Coreia do Norte, está por trás do furto de cerca de US$ 30 milhões em criptomoedas da plataforma Upbit, segundo informou nesta sexta-feira (28) a agência estatal Yonhap.

De acordo com fontes do governo e do setor financeiro citadas pela Yonhap, as autoridades sul-coreanas abriram uma investigação presencial na sede da Upbit após identificar fortes indícios de que o ataque segue o mesmo padrão de operações anteriores atribuídas ao Lazarus. O grupo é apontado por Seul e por organismos internacionais como um dos principais braços cibernéticos da Coreia do Norte.

Conforme relembrou a agência, caso se confirme a suspeita, esta não seria a primeira vez que a plataforma é alvo do Lazarus: em 2019, um ataque semelhante contra a plataforma também culminou em um roubo milionário de criptomoedas. Autoridades afirmaram que o método usado desta vez – envolvendo possível acesso ou falsificação de credenciais administrativas – tem semelhanças com o caso anterior.

Relatórios internacionais citados pela agência Europa Press apontam que hackers ligados à Coreia do Norte já teriam roubado mais de US$ 2 bilhões em criptoativos somente neste ano, como parte dos esforços do regime para financiar programas de armas nucleares e de mísseis.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence