Hong Kong localiza 144 desaparecidos no incêndio ilesos

Últimas atualizações em 29/11/2025 – 13:43 Por Gazeta do Povo | Feed

Autoridades de Hong Kong informaram neste sábado (29) que 144 pessoas inicialmente dadas como desaparecidas após o incêndio no complexo residencial Wang Fuk Court foram localizadas ilesas, enquanto cerca de 150 continuam sem contato.

O balanço oficial de mortos é de 128 e os trabalhos de identificação continuam em andamento. A contagem provisória aponta para 84 mortos e 37 feridos entre as pessoas que inicialmente foram dadas como desaparecidas.

A chefe da unidade policial de investigação de vítimas, Karen Tsang Shuk-yin, indicou que 44 corpos continuam sem identificação e que a polícia começou a notificar familiares e pessoas que denunciaram o desaparecimento para que participem no processo.

Embora as autoridades não tenham fornecido um detalhamento, os números divulgados desde quarta-feira mostram que a lista inicial de desaparecidos, que era de cerca de 200 casos, aumentou para quase 300, em parte devido a denúncias com informações incompletas ou difíceis de verificar.

Moradores depositam flores em homenagem às vítimas do incêndio no conjunto habitacional Wang Fuk Court. Crédito: EFE/EPA/LEUNG MAN HEI (Foto: EFE/EPA/LEUNG MAN HEI)

“Desses 150 casos, em cem deles recebemos poucos detalhes, às vezes apenas um apelido ou até mesmo dúvidas sobre se a pessoa realmente morava em Wang Fuk Court”, explicou Tsang em declarações ao jornal South China Morning Post, acrescentando que a polícia está entrando em contato “um por um” com aqueles que ligaram para a linha habilitada para avançar na identificação.

A atualização ocorre em meio ao luto oficial de três dias na região administrativa controlada pela China e enquanto as equipes de resgate continuam vasculhando os sete blocos afetados em busca de restos mortais e provas.

As investigações preliminares apontam que materiais altamente inflamáveis utilizados na renovação facilitaram a propagação vertical do fogo, enquanto a investigação criminal avança com 11 detenções, entre diretores, consultores e outros, em uma das tragédias mais mortíferas da história recente de Hong Kong.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence