Lira critica prisão de Bolsonaro; Motta, Alcolumbre e Pacheco silenciam

Últimas atualizações em 22/11/2025 – 15:16 Por Gazeta do Povo | Feed

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou neste sábado (22) a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) preventivamente a mando do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Por outro lado, os atuais presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o ex-presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ainda não se pronunciaram.

Lira foi um forte aliado de Bolsonaro durante parte do seu mandato na Câmara que coincidiu com o do ex-presidente, e também apoiou o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em algumas pautas, como a da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Ele, no entanto, fez uma dura crítica sobre a prisão determinada por Moraes.

“A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro não se justifica e reabre as feridas da polarização política que turva o futuro do Brasil. Nenhum país pode se orgulhar de ter seus últimos presidentes presos”, afirmou em uma postagem nas redes sociais.

VEJA TAMBÉM:

  • Bolsonaro é o 4º presidente brasileiro preso em 7 anos

Arthur Lira emendou e afirmou que “fá faz mais de uma década que essa marcha e contramarcha prejudica a economia, a geração de empregos e criminaliza a política”.

Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22) após a Polícia Federal indicar risco de fuga em meio à vigília convocada por seus apoiadores na véspera e de um alerta de tentativa de rompimento da tornozeleira eletrônica. Moraes sugere que o ex-presidente tentaria se refugiar na Embaixada dos Estados Unidos, localizada a cerca de 13 quilômetros de distância do condomínio onde mora, em Brasília.

O ex-presidente foi levado para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília por volta das 6h35. Não se trata do início do cumprimento da pena por golpe de Estado.

Uma cela especial foi preparada para o ex-presidente na sede da Polícia Federal, para onde foi levado após passar por exame de corpo de delito. Moraes agendou audiência de custódia para este domingo (23), às 12h, e uma sessão da Primeira Turma do STF para referendar a decisão na segunda (24). Por ora, Bolsonaro só está autorizado a receber visitas de advogados e da equipe médica que o acompanha.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence