Incêndio atinge COP 30 e pavilhão é esvaziado às pressas
Incêndio foi de grande proporções
Últimas atualizações em 20/11/2025 – 14:59 Por Redação GNI
Um incêndio de grandes proporções atingiu um pavilhão da Cúpula do Clima, a COP 30, realizada na cidade de Belém, na tarde desta quinta feira. Segundo informações da CNN, o princípio do fogo começou na Blue Zone, próximo ao estande de exibição da China. Debates entre diplomatas foram interrompidos, a área foi evacuada e houve correria e tumulto. Até o momento, não há informações sobre feridos.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, tentou minimizar o episódio. “Esse princípio de incêndio poderia ocorrer em qualquer lugar do planeta. Não é porque um celular pegou fogo que a COP acabou”, afirmou.
O motivo do incêndio ainda não foi divulgado de forma oficial, o que só aumenta as especulações sobre a gravidade do episódio. Enquanto isso, o ministro do Turismo, Celso Sabino, tenta reduzir tudo a um “acidente comum”, como se uma conferência mundial sobre clima pegando fogo fosse apenas mais um dia normal no calendário.
E enquanto o ministro tenta transformar um incêndio em detalhe técnico, fica a pergunta que ninguém ousa fazer: se até a conferência global sobre clima pega fogo, imagina o resto. Talvez o planeta esteja apenas devolvendo o recado que fingimos não ouvir.
A evacuação da área foi realizada pelas equipes de segurança durante a emergência. Uma fumaça escura é vista no céu da capital paraense. A área de pavilhões, onde ficam os estandes do Brasil e de outros países, foi fechada pela organização do evento internacional. Restaurantes e o local reservado para a imprensa também foram bloqueados.
Ainda não há informações sobre o tamanho do incêndio. A organização também interrompeu a energia na Blue Zone por medidas de segurança.
Celso Sabino informou que houve um princípio de incêndio próximo ao estande da China e que o Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência com rapidez. “Incêndio está contido, não há feridos. Os materiais que cobrem o pavilhão são antichamas, nós tivemos esse cuidado previamente. Daqui a pouco, vamos saber o que ocasionou e se retomamos o trabalho ainda hoje”, disse à imprensa.
Rede GNI

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common