China ameaça represálias e eleva tensão com Japão

Últimas atualizações em 18/11/2025 – 02:05 Por Gazeta do Povo | Feed


O regime comunista da China ameaçou neste fim de semana o governo do Japão com medidas de retaliação econômica e diplomática, após declarações da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sobre a possibilidade de Tóquio reagir militarmente a um eventual ataque chinês contra Taiwan.

O alerta mais explícito partiu da conta Yuyuantantian, um perfil no X associado à radiodifusão estatal chinesa e frequentemente utilizado para sinalizar mensagens alinhadas ao regime, segundo a Bloomberg News. Neste fim de semana, a conta publicou um comentário afirmando que Pequim “fez preparativos completos para represálias substantivas” contra o Japão. O texto sugeriu possíveis sanções econômicas, suspensão de laços diplomáticos e militares e restrições comerciais como resposta às declarações da primeira-ministra Sanae Takaichi.

Horas depois, o jornal estatal People’s Liberation Army Daily, porta-voz das Forças Armadas chinesas, endossou o endurecimento comunista. Em comentário de um acadêmico ligado ao Estado, o veículo afirmou que, caso o Japão se envolvesse militarmente no Estreito de Taiwan, “todo o país correria o risco de se tornar um campo de batalha”.

Ainda neste final de semana, o Ministério das Relações Exteriores da China emitiu um alerta oficial para que cidadãos chineses evitem viajar ao Japão, alegando “riscos adicionais à segurança” provocados pelas declarações de Takaichi. Segundo a emissora estatal chinesa CCTV, as companhias aéreas foram orientadas a permitir reembolsos e remarcações gratuitas para quem já havia comprado passagens.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence