Japão mobiliza aviação após detectar suposto drone chinês

Últimas atualizações em 17/11/2025 – 09:33 Por Gazeta do Povo | Feed


O governo japonês informou nesta segunda-feira (17) que mobilizou sua aviação após a detecção de um suposto drone chinês nas proximidades de seu território, em meio à crescente tensão diplomática entre os países nos últimos dias.

O objeto foi identificado perto da ilha de Yonaguni, a mais próxima de Taiwan. “No sábado, 15 de novembro, confirmou-se que uma aeronave não tripulada, supostamente de origem chinesa, sobrevoou a área entre a ilha de Yonaguni e Taiwan. Em resposta, a aviação de combate da Força Aérea de Autodefesa do Japão foi mobilizada”, anunciou o Ministério da Defesa nas redes sociais.

O episódio surge dias depois da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sugerir no Parlamento que um ataque militar da China à ilha autogovernada poderia justificar a atuação das Forças de Autodefesa japonesas.

As palavras da governante japonesa foram recebidas com protesto pela China, que pediu uma retratação e recomendou a seus cidadãos que não viajem ao arquipélago, alegando uma deterioração do ambiente de segurança para os cidadãos chineses.

Tóquio também emitiu um protesto diplomático por um comentário nas redes sociais do cônsul chinês em Osaka, Xue Jian, publicado e posteriormente apagado, no qual defendeu a decapitação da premiê japonesa.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence