Ex-premiê de Bangladesh é condenada à morte
Ela foi condenada por crimes contra a humanidade
Últimas atualizações em 17/11/2025 – 09:01 Por Redação GNI
A ex-primeira-ministra de Bangladesh Sheikh Hasina foi condenada nesta segunda-feira (17) à morte por crimes contra a humanidade. Em um julgamento que se arrastou por meses, Hasina foi considerada culpada por ordenar uma violenta repressão a manifestações de estudantes no ano passado.
“Todos os elementos constitutivos de um crime contra a humanidade estão reunidos. Decidimos impor uma única pena, a pena de morte”, declarou o juiz Golam Mortuza Mozumder, do Tribunal bangladense de Crimes Internacionais.
A sentença se deu mais de um ano após estudantes terem protagonizado protestos contra um sistema de cotas do governo que privilegiava veteranos de guerra em detrimento da população. O movimento da Geração Z, entre julho e agosto de 2024, foi duramente reprimido pelo governo: mais de mil morreram e milhares ficaram feridos, segundo a ONU.
MUNDO

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common