Peru investiga ex-presidente Humala por crimes de guerra

Últimas atualizações em 12/11/2025 – 17:53 Por Gazeta do Povo | Feed


O ex-presidente do Peru Ollanta Humala será investigado por crimes de lesa-humanidade cometidos em 1992, segundo confirmou nesta terça-feira (11) o Ministério Público peruano, de acordo com as agências EFE e Associated Press.

A investigação envolve também quatro ex-militares por supostas execuções extrajudiciais e desaparecimentos forçados na base militar de Madre Mía, durante o período em que Humala comandava o Batalhão Contrasubversivo 313, no auge da luta contra o grupo terrorista comunista Sendero Luminoso.

De acordo com a EFE, a Primeira Promotoria Supraprovincial de Direitos Humanos e Contra o Terrorismo apontou que Humala, conhecido à época pelo codinome “Capitão Carlos”, teria chefiado patrulhas responsáveis pelos assassinatos de Edgardo Isla e Nemer Acuña, além do desaparecimento de outras quatro pessoas na região de Huánuco. A promotora Marita Barreto, responsável pelo caso, afirmou que o processo foi reaberto após o surgimento de novas evidências e terá prazo de oito meses para coleta de depoimentos e diligências.

Conforme a EFE, a investigação inclui, além de Humala, os ex-militares identificados como Tobías Huaringa (“Huaringa”), Nicanor Guerra (“Rambo”), Amílcar Gómez (“Chicho”) e Russel Vela (“Livio”). O juiz Jorge Chávez Tamariz determinou que os investigados sejam registrados no cadastro nacional de processados por desaparecimento forçado e compareçam periodicamente perante a Justiça.

O ex-presidente está atualmente preso, cumprindo pena de 15 anos por lavagem de dinheiro relacionada ao recebimento de recursos ilícitos da construtora Odebrecht e do regime da Venezuela para financiar suas campanhas presidenciais de 2006 e 2011. A esposa de Humala, Nadine Heredia, condenada no mesmo processo, vive atualmente asilada no Brasil desde abril deste ano, com proteção diplomática concedida pelo governo Lula “por razões humanitárias”.

Na segunda-feira (10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli anulou o uso das provas fornecidas pela Odebrecht nos processos movidos pelo Peru contra Heredia. A decisão impede qualquer forma de cooperação judicial entre Brasil e Peru nesse caso.

A anulação atendeu parcialmente a um pedido feito na semana passada pela defesa de Heredia, que também solicitava a suspensão de eventual cumprimento de pena e de um possível processo de extradição – pontos que não foram acolhidos por Toffoli.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence