Turquia ordena prisão de Netanyahu e mais 36 em Israel

Últimas atualizações em 08/11/2025 – 05:43 Por Gazeta do Povo | Feed


A Procuradoria-Geral de Istambul, na Turquia, emitiu mandados de prisão contra 37 pessoas de Israel, incluindo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, sob acusações de genocídio e crimes contra a humanidade na guerra contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza, atualmente em cessar-fogo.

O site Turkiye Today informou nesta sexta-feira (7) que, de acordo um comunicado de imprensa da procuradoria, também foram incluídos na lista o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, o chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel (FDI), Eyal Zamir, e o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir.

Entre os incidentes citados na acusação, está o ataque contra o Hospital Batista Al-Ahli, em 17 de outubro de 2023, que Israel e os Estados Unidos apontaram ter sido um lançamento de foguete malsucedido da Jihad Islâmica, aliada do Hamas.

Os governos da Turquia e israelense trocam farpas desde o início da atual guerra na Faixa de Gaza, em outubro de 2023, desencadeada pelos atentados em que o Hamas matou 1,2 mil pessoas e sequestrou outras 251 em Israel.

A Turquia pediu para aderir a uma ação da África do Sul na Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, na Holanda, que investiga acusações de genocídio na ofensiva de Israel em Gaza, e enviou uma carta às Nações Unidas para solicitar a imposição de um embargo internacional de armas a Israel.

Além disso, o presidente Recep Tayyip Erdogan comparou Netanyahu a Adolf Hitler e cortou o comércio entre os dois países.

Em post no X, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa’ar, criticou os mandados de prisão.

“A Procuradoria de Istambul – que, como lembrado, orquestrou recentemente a prisão do prefeito de Istambul simplesmente por ousar concorrer contra Erdogan – agora emitiu ‘mandados de prisão’ contra líderes e altos funcionários israelenses. Na Turquia de Erdogan, o Judiciário há muito se tornou uma ferramenta para silenciar rivais políticos e deter jornalistas, juízes e prefeitos”, escreveu o chanceler.

“Israel rejeita veementemente, com desprezo, a mais recente manobra de marketing do tirano Erdogan”, acrescentou Sa’ar.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence