O que se sabe sobre o perfil dos mortos na operação policial no Rio
Últimas atualizações em 04/11/2025 – 00:29 Por Gazeta do Povo | Feed
A Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou perfil com imagens de 115 das 117 pessoas mortas na Operação Contenção, realizada no último dia 28 nos Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Quase metade vinha de fora e um terço só tinha o nome da mãe no documento.
VEJA TAMBÉM:
A seguir, reunimos os principais pontos do que se sabe sobre o perfil destas pessoas:
100% homens
Nenhum dos corpos identificados tinha características femininas, eram todos homens.
36 deles só tinham o nome da mãe
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, dos 115 identificados 36 deles (32%) só tinham registrado o nome da mãe em suas identidades.
Média de 28 anos
Ainda de acordo com levantamento feito pela Folha, o mais novo entre os mortos tinha 14 anos e o mais velho 55 anos. A polícia informou que o adolescente de 14 anos era investigado por “ato análogo a estupro”.
Havia ainda mais um menor de idade, de 17 anos. Somadas todas as idades e dividindo este número, a mediana de todos os mortos é de 28 anos.
95% de vínculo com o Comando
Mais de 95% dos identificados tinham ligação comprovada com o Comando Vermelho, segundo a Polícia Civil do Rio.
54% eram de fora do Rio
Do total, 62 dos criminosos eram de outros estados, sendo 19 do Pará, nove do Amazonas, 12 da Bahia, quatro do Ceará, dois da Paraíba, um do Maranhão, nove de Goiás, um do Mato Grosso, três do Espírito Santo, um de São Paulo e um do Distrito Federal.
Quase todos tinham histórico “relevante”
A Polícia Civil do Rio declarou que 97 deles “apresentavam históricos criminais relevantes”. Entre estes, 59 tinham “mandados de prisão pendentes”.
Dos mortos, 17 “não apresentaram histórico criminal”, mas, segundo as investigações posteriores, 12 teriam participação no tráfico demonstradas pelas suas redes sociais.
Para o secretário da Polícia Civil, Felipe Curi, o número dos que não tinham anotação criminal “não significa nada”.
“Essa mínima fração de narcoterroristas neutralizados que não possuíam anotações criminais (…) não significa nada. Se eles não tivessem reagido à abordagem dos policiais, teriam sido presos em flagrante”.
Dois não puderam ser identificados
Apenas dois laudos resultaram em perícias inconclusivas.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

