Hamas entrega corpos de três reféns israelenses à Cruz Vermelha
Últimas atualizações em 03/11/2025 – 00:43 Por Gazeta do Povo | Feed
Um comunicado das Forças de Defesa de Israel anunciou que o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) recebeu do Hamas, neste domingo (2), caixões com os corpos de três supostos reféns que ainda estavam nas mãos do grupo terrorista islâmico Hamas, na Faixa de Gaza.
“De acordo com as informações fornecidas pela Cruz Vermelha, três caixões de reféns mortos foram transferidos e estão a caminho das tropas das IDF em Gaza”, afirma o comunicado militar.
Israel acredita que os restos mortais tratam-se de vítimas do atentando realizado pelo Hamas no dia 7 de outubro de 2023, cujo resultado desencadeou o último capítulo da guerra entre israelenses e palestinos — que culminou no cessar-fogo acordado no início do mês passado.
“Israel recebeu, através da Cruz Vermelha, os caixões de três sequestrados mortos que foram entregues às IDF e ao Shin Bet (agência de inteligência do país) na Faixa de Gaza. De lá, eles serão transferidos para Israel”, comunicou o gabinete de Benjamin Netanyahu durante a noite.
No sábado, autoridades do exército de Israel afirmaram que outros restos mortais entregues à Cruz Vermelha não correspondem a nenhuma das vítimas ainda não entregues aos familiares.
A denúncia de não cumprimento da entrega dos restos mortais de reféns israelenses — um dos pontos cruciais do acordo de trégua entre Israel e Palestina, firmado no início de outubro — surge dias após novos ataques aéreos em Gaza, que mataram mais de 100 pessoas.
De acordo com Israel, o Hamas tem promovido “claras violações” à resolução de cessar-fogo após dois anos de conflito, com atrasos na entrega dos corpos que provocaram duras reações do governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Ainda segundo Israel, cerca de dez corpos de reféns israelenses do atentado de 7 de outubro seguem na Faixa de Gaza.
Novas vítimas
Embora o Hamas não anuncie antecipadamente os corpos dos reféns que entrega, neste domingo o grupo divulgou imagens de um saco branco com o nome de Asaf Hamami, bem como da sua carteira de habilitação, ao anunciar a entrega de três corpos.
Hamami tem a patente mais alta, como coronel da Brigada Sul da Divisão Gaza do Exército, entre os militares assassinados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023. Naquele dia, combatentes palestinos mataram quase 1.200 pessoas e sequestraram outras 251 em território israelense.
As Brigadas al-Qassam, o braço armado do Hamas, afirmaram ter encontrado neste domingo três corpos no sul de Gaza, cuja entrega foi marcada para a tarde.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni
