Deputada do Peru coloca assessor para cortar sua unha do pé

Últimas atualizações em 03/11/2025 – 23:44 Por Gazeta do Povo | Feed


O Congresso do Peru anunciou nesta segunda-feira (3) que a Comissão de Ética Parlamentar da casa aprovou por maioria a abertura de uma investigação contra a deputada Lucinda Vásquez, após a divulgação de imagens em que ela aparece colocando um assessor para cortar suas unhas do pé dentro do gabinete.

As fotos, que foram divulgadas pelo programa local Cuarto Poder no último dia 26 de outubro, mas foram tiradas em novembro de 2024, mostram Vásquez sentada em um sofá, falando ao celular, enquanto seu assessor, identificado como Edward Rengifo, corta suas unhas durante o expediente. O funcionário, que segundo informações é sobrinho-neto da congressista, usava o crachá oficial de identificação no momento do registro.

A Comissão de Ética aprovou a abertura da investigação com sete votos a favor, um contra e uma abstenção. O caso foi classificado por integrantes do colegiado como uma possível violação do Código de Ética Parlamentar, que proíbe o uso de funcionários públicos em atividades de caráter pessoal. Se a infração for confirmada, Vásquez poderá ser suspensa do cargo de deputada por até 120 dias sem salário.

Em entrevista a uma emissora local, o assessor que cortou a unha da deputada justificou o ato, negando que tenha sido coagido pela parlamentar. Ele afirmou que na verdade estava ajudando Vásquez que enfrenta, segundo ele, problemas de saúde.

Em sua defesa, a parlamentar, que integra o bloco de esquerda Juntos por el Perú – Voces del Pueblo – Bloque Magisterial, afirmou que o caso deve seguir os trâmites legais e que não há flagrante atual, já que as imagens foram registradas no ano passado.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence