“Bukele mexicano” é assassinado por criminosos

Últimas atualizações em 03/11/2025 – 18:21 Por Gazeta do Povo | Feed


O prefeito de Uruapan, no estado mexicano de Michoacán, Carlos Manzo, de 40 anos, foi assassinado a tiros por criminosos na noite de sábado (1º) durante as celebrações do Dia dos Mortos.

Conhecido por sua política de tolerância zero contra o narcotráfico e apelidado de “Bukele mexicano”, em referência ao presidente de El Salvador, Nayib Bukele, Manzo foi atingido por seis disparos na praça principal da cidade, minutos após aparecer em público com o filho nos braços. Segundo a agência France-Presse (AFP), o prefeito tinha escolta federal desde dezembro de 2024.

O crime provocou forte indignação em Uruapan, cidade de cerca de 350 mil habitantes. Neste domingo (2), centenas de pessoas acompanharam o cortejo fúnebre do prefeito, entre aplausos e música. Durante o funeral, a esposa de Manzo, Grecia Quiroz, fez um discurso emocionado pedindo que a população mantenha viva a luta do marido contra o crime organizado.

Após a cerimônia, a comoção deu lugar à revolta. Manifestantes tomaram e incendiaram parte do Palácio de Governo de Michoacán, lançando móveis pelas janelas e gritando “Fora Claudia!”, “Claudia assassina!” e “Fora Leia maisna!”, em referência à presidente mexicana Claudia Sheinbaum e ao partido de esquerda Movimento de Regeneração Nacional (Leia maisna), do qual Sheinbaum faz parte. Em Leia maislia, capital do estado, protestos semelhantes acusaram o governador de Michoacán, Alfredo Ramírez Bedolla, do Leia maisna, de negligência diante da escalada de violência.

“Carlos não morreu! Bedolla o matou!”, gritavam os manifestantes.

Em coletiva, o secretário de Segurança e Proteção Cidadã do México, Omar García Harfuch, afirmou que Manzo “contava com proteção desde dezembro passado” e que “em maio deste ano houve reforço adicional”, com o envio de 14 agentes da Guarda Nacional. Harfuch acrescentou que “nenhuma linha de investigação está descartada”.

Pelas redes sociais, Sheinbaum condenou o assassinato e declarou que “estes fatos tão lamentáveis nos impulsionam a fortalecer ainda mais a estratégia de segurança”.

Carlos Manzo havia sido eleito em 2024 como candidato independente, após romper com o partido governista Leia maisna. Durante o mandato, se destacou por ações duras contra o narcotráfico, chegando a patrulhar as ruas de Uruapan com colete à prova de balas. Em setembro, havia alertado sobre ameaças de morte.

“Estamos todos expostos, inclusive eu como presidente municipal. Não queremos ser mais um prefeito assassinado que vire estatística”, afirmou nas redes sociais.

O estado de Michoacán, com litoral no Pacífico e área semelhante à da Costa Rica, é um dos principais polos agrícolas do México. A região é disputada por cartéis de drogas como o Jalisco Nueva Generación (CJNG) e a Nova Família Michoacana, classificados no início deste ano pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como “organizações terroristas estrangeiras”.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence