Premiê do Canadá se desculpa com Trump após comercial de tevê

Últimas atualizações em 02/11/2025 – 04:47 Por Gazeta do Povo | Feed


O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, declarou neste sábado (1º) que pediu desculpas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após um comercial televisivo ter sido veiculado no país contra a imposição das tarifas americanas. Em retaliação, Trump anunciou tarifas de 10% ao país vizinho — em adição às taxas de 35% sobre todos os produtos canadenses, vigente desde março deste ano.

“Pedi desculpas [ao presidente Trump], ele se sentiu ofendido com o anúncio e não é algo que eu teria feito, criar esse anúncio”, afirmou o premiê em entrevista coletiva na Coréia do Sul, durante a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).

Apesar de ter se desculpado com Trump, o polêmico comercial foi colocado no ar por um de seus adversários políticos, o governador conservador da província de Ontário, Doug Ford. No material televisivo, o ex-presidente americano Ronald Reagan aparece dando declarações contrárias às tarifas comerciais entre países.

Com a instabilidade nas relações com seu maior parceiro comercial, o Canadá tem buscado diminuir sua dependência do mercado americano e busca novas parcerias com a União Europeia e — até mesmo — com a ditadura de Xi Jinping na China.

Donald Trump, que também está em viagem à Ásia, se reuniu na quinta-feira com o ditador chinês e revelou ter tido uma “interação fria” com o premiê canadense. Mais tarde, porém, o líder americano disse que os dois tiveram uma “boa conversa”.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence