Netanyahu ameaça agir contra o Hezbollah no Líbano

Últimas atualizações em 02/11/2025 – 11:41 Por Gazeta do Povo | Feed


O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, advertiu neste domingo, diante de seu gabinete, que Israel agirá “conforme necessário” se o grupo xiita libanês Hezbollah continuar sendo uma ameaça no Líbano e não se desarmar totalmente.

“Não permitiremos que o Líbano se torne uma nova frente contra nós e agiremos conforme necessário”, enfatizou Netanyahu em comunicado, no qual reiterou o suposto “direito à legítima defesa, conforme estipulado nos termos do cessar-fogo”.

O líder israelense acusou o Hezbollah, que ficou muito enfraquecido durante a guerra no outono de 2024 que Israel lançou contra o sul do país vizinho, de agora estar “tentando se armar e se recuperar”.

“O Hezbollah está sendo atacado constantemente, mesmo nestes dias, mas também está tentando se armar e se recuperar”, analisou.

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) confirmaram neste domingo a morte de quatro membros da força de elite do Hezbollah, entre eles um suposto alto cargo, em um ataque aéreo contra o sul do Líbano.

Os bombardeios israelenses se intensificaram recentemente contra o sul e o leste do Líbano, onde causaram 16 mortes somente na última semana de outubro. Na última quinta-feira, tropas israelenses realizaram até mesmo uma incursão terrestre, o que levou o presidente libanês, Joseph Aoun, a ordenar pela primeira vez a intervenção do Exército contra qualquer incursão futura.

Apesar do cessar-fogo declarado entre Israel e Líbano em novembro de 2024, as IDF nunca deixaram de bombardear o sul do país árabe, onde ainda mantêm suas tropas em cinco pontos, embora fontes locais tenham denunciado o estabelecimento de até três novas posições.

De acordo com dados da ONU, mais de uma centena de civis morreram no Líbano desde a entrada em vigor do cessar-fogo em novembro de 2024, aos quais se somam várias centenas de vítimas não civis.

VEJA TAMBÉM:

  • “Trabalhamos com os EUA para garantir que o Hamas seja desarmado”, diz Netanyahu
  • Israel diz que corpos entregues pelo Hamas não correspondem aos de reféns mortos

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence