Ex-ministro de Cuba é acusado de espionagem e corrupção

Últimas atualizações em 01/11/2025 – 12:41 Por Gazeta do Povo | Feed


A Procuradoria-Geral de Cuba informou nesta sexta-feira que acusou formalmente o ex-ministro de Economia e Planejamento e ex-vice-primeiro-ministro Alejandro Gil pelos crimes de espionagem, peculato, falsificação de documentos, evasão fiscal, tráfico de influência e lavagem de dinheiro, entre outros.

A procuradoria informou em um comunicado que ele também é acusado de atos em prejuízo da atividade econômica ou da contratação, suborno, infração das normas de proteção de documentos classificados e subtração e dano de documentos ou outros objetos sob custódia oficial.

Gil, o mais alto membro do governo destituído por corrupção em Cuba em décadas, foi afastado em fevereiro de 2024 e, um mês mais tarde, o ditador do país, Miguel Díaz-Canel, informou que ele era alvo de uma investigação por “graves erros”, apontando crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Agora, um ano e sete meses após o afastamento do governo, a procuradoria apresenta formalmente as acusações contra quem foi uma das pessoas de confiança de Díaz-Canel. Durante este tempo, o ex-ministro esteve em prisão preventiva.

Alejandro Gil foi ministro de Economia e Planejamento entre os anos de 2018 e 2024. Ele esteve a cargo da implementação da grande reforma monetária de 2021, a controversa Tarefa Ordenamento, que tentou pôr fim ao uso de uma dupla moeda em Cuba, mas a iniciativa fracassou.

Ele também foi o encarregado de aplicar as primeiras medidas de ajuste para tentar estabilizar a economia cubana e fazê-la retornar ao caminho do crescimento. Entre elas, destaca-se a polêmica alta do preço dos combustíveis, que disparou até 400%.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence