Vamos mostrar como se enfrentam as facções, diz Lula

Últimas atualizações em 31/10/2025 – 19:48 Por Gazeta do Povo | Feed


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (31) que o projeto de lei contra o crime organizado vai mostrar “como se enfrentam as facções”. A declaração foi feita durante a assinatura do “PL Antifacção” encaminhado pelo governo ao Congresso.

“Nós vamos mostrar como é que se enfrentam as facções nesse país, o crime organizado e aqueles que vivem da exploração do povo mais humilde”, disse Lula em vídeo publicado nas redes sociais. Ele destacou que a proposta tem “urgência urgentíssima” e fez um apelo para que os parlamentares não deixem diferenças políticas atrapalharem a tramitação.

“Diferenças políticas não podem ser pretexto para que deixemos de avançar. Por isso, confio no empenho dos parlamentares para a rápida tramitação e aprovação destes nossos projetos. As famílias brasileiras merecem essa dedicação”, afirmou.

VEJA TAMBÉM:

  • Lula envia ao Congresso “PL Antifacção” após operação no Rio

Ao lado de Lula, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que o projeto prevê o “combate enérgico às facções criminosas, mas dentro do Estado Democrático de Direito”. A proposta foi concluída após a megaoperação policial contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro. Realizada na terça-feira (28), a ação terminou com 113 presos e 121 pessoas mortas, quatro delas eram policiais.

Caso o “PL Antifacção” seja protocolado com urgência constitucional, Câmara e Senado terão 45 dias cada para votar a proposta. Se o prazo não for respeitado, a pauta da Casa onde a matéria estiver tramitando ficará trancada.

O texto endurece as penas para integrantes de organizações criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho. O projeto cria o novo tipo penal de “organização criminosa qualificada”, com pena prevista de 8 a 15 anos de prisão, e estabelece regras para infiltração policial e monitoramento.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence