Governo autoriza transferência de presos ligados ao CV para presídios federais

Últimas atualizações em 29/10/2025 – 01:01 Por Gazeta do Povo | Feed


O governo Lula (PT) autorizou nesta terça-feira (28) a transferência de presos vinculados ao Comando Vermelho (CV) do Rio de Janeiro para presídios federais de segurança máxima. A solicitação foi feita pelo governador Cláudio Castro (PL) após a megaoperação policial contra a facção criminosa.

Castro disse ter recebido um relatório organizado pelas polícias Civil e Penal com os nomes das 10 “maiores lideranças, que de dentro das cadeias ajudam a provocar todo o terror” no Rio. “Acreditando que política de segurança pública se faz com diálogo e integração, pedi ao governo federal 10 vagas para transferência imediata desses 10 criminosos de maior periculosidade”, afirmou o governador nas redes sociais.

Em nota, o governo afirmou que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, entrou em contato com Castro e “comunicou a disponibilidade de vagas em presídios federais para receber os presos”. Além disso, Costa solicitou uma reunião de emergência na capital fluminense com o governador e com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, nesta quarta-feira (29).

VEJA TAMBÉM:

  • Lewandowski diz que Castro deve se responsabilizar ou “jogar a toalha”

Em nota, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) afirmou que a transferência “depende de autorização judicial e será atendida assim que os trâmites legais forem concluídos”.

Segundo a secretaria, o Rio de Janeiro é o segundo estado com maior número de presos sob custódia federal, totalizando 59 custodiados de alta periculosidade. Em 2025, 12 novas inclusões foram realizadas no Sistema Penitenciário Federal.

“A Senappen e a Polícia Penal Federal permanecem à disposição para cooperar e integrar as ações necessárias para o combate ao crime organizado e o fortalecimento da segurança pública”, destacou a secretaria.

O presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) realizou nesta tarde uma reunião de emergência para monitorar os desdobramentos da operação policial ocorrida no Rio de Janeiro. O encontro convocado por Alckmin contou com a participação dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Macaé Evaristo (Direitos Humanos), Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social) e do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos.

Brasil tem 5 presídios federais; primeira fuga ocorreu em 2024

O Sistema Penitenciário Federal (SPF), coordenado pela Senappen, é um regime de execução penal voltado ao combate do crime organizado, com objetivo de isolar as lideranças criminosas e os presos de alta periculosidade. Atualmente, existem 5 penitenciárias federais no Brasil, classificadas como presídios de segurança máxima: Porto Velho (RO), Mossoró (RN), Campo Grande (MS), Brasília (DF) e Catanduvas (PR).

A primeira e única fuga registrada em uma unidade de seguraça máxima ocorreu em fevereiro de 2024, quando dois presos vinculados ao Comando Vermelho, do Acre, conseguiram fugir da Penitenciária Federal de Mossoró por um buraco na parede da cela.

A operação para recaptuar os dois durou 50 dias e custou pelo menos R$ 6 milhões aos cofres públicos. Os fugitivos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça foram encontrados a 1,6 mil quilômetros de distância de Mossoró, em Marabá (PA).

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence