Trump considera ataques terrestres na Venezuela e na Colômbia

Últimas atualizações em 26/10/2025 – 19:15 Por Gazeta do Povo | Feed

O senador republicano Lindsey Graham afirmou neste domingo (26) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja informar o Congresso nos próximos dias sobre possíveis operações terrestres contra o narcotráfico na Venezuela e na Colômbia, em uma expansão militar no Caribe e no Pacífico.

“O presidente Trump me disse ontem que planeja informar os membros do Congresso, ao retornar da Ásia, sobre possíveis operações militares futuras contra a Venezuela e a Colômbia”, disse Graham em entrevista ao programa Face The Nation, da emissora americana CBS.

O senador republicano Lindsey Graham, aliado de Donald Trump. EFE/EPA/WAEL HAMZEH (Foto: EFE)

Graham respondeu com um “sim” categórico quando questionado se a Casa Branca planeja ataques em terra após mais de um mês de operações contra o tráfico de drogas no Caribe, perto das costas venezuelanas, e mais recentemente no Pacífico, próximo à Colômbia.

“Haverá uma sessão informativa no Congresso sobre a possível expansão do mar para a terra. Eu apoio essa ideia”, acrescentou o político republicano, considerado muito próximo do mandatário americano.

Graham defendeu a decisão de Washington de atacar lanchas supostamente carregadas de drogas e sustentou que o presidente Trump tem toda a autoridade para ordenar o afundamento das embarcações como parte de sua guerra contra o narcotráfico.

“Ele tem toda a autoridade do mundo. Isso não é assassinato. Isto é proteger os Estados Unidos do envenenamento por narcoterroristas da Venezuela e da Colômbia”, afirmou o senador pela Carolina do Sul.

As Forças Armadas dos Estados Unidos informaram o afundamento de pelo menos 10 embarcações com cerca de 43 pessoas a bordo desde que o governo Trump iniciou os ataques no começo de setembro.

A Casa Branca reiterou que essas ações protegem os americanos da chegada de drogas ao país.

No entanto, críticos argumentaram que os ataques são ilegais porque não há como comprovar que essas embarcações transportavam drogas e não foi garantido o direito ao devido processo legal aos que viajavam nelas.

Em entrevista ao “Meet The Press”, da NBC, o senador pelo Arizona, Rubén Gallego, descreveu os ataques militares às embarcações como “assassinato autorizado”, qualificando as mortes ocorridas no ataque como “desnecessárias”.

Graham rebateu as críticas do senador democrata e respondeu a Gallego assegurando que as Forças Armadas “não estão assassinando ninguém”.

“Eles estão tornando os Estados Unidos mais seguros ao perseguir um narcoterrorista. Estão cumprindo ordens legais”, concluiu.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence