CNI vê reunião entre Lula e Trump como “avanço concreto”

Últimas atualizações em 26/10/2025 – 13:04 Por Gazeta do Povo | Feed


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avaliou como positivo o encontro realizado neste domingo (26), na Malásia, entre os presidentes brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e americano, Donald Trump.

Para a entidade, o diálogo entre os dois líderes representa “um avanço concreto nas tratativas bilaterais” e reforça o compromisso de ambos os governos com a construção de soluções equilibradas para o comércio entre Brasil e Estados Unidos.

“O anúncio do início das negociações sobre o tarifaço, com disposição real das duas partes para alcançar um acordo, é um passo relevante”, diz o presidente da CNI, Ricardo Alban.

Ele disse acreditar em “uma solução que vai devolver previsibilidade e competitividade às exportações brasileiras, fortalecendo a indústria e o emprego no país”.

VEJA TAMBÉM:

  • Brasil e EUA devem ter nova reunião para discutir tarifas ainda neste domingo, diz ministro

Alban afirma ainda que o setor continuará à disposição para contribuir tecnicamente no sentido da retomada da relação comercial entre os dois países “sem tarifas abusivas”.

A CNI tem atuado nas negociações entre os países e defende desde o início o caminho das tratativas diplomáticas, apresentando propostas em áreas de interesse comum, como energia renovável, biocombustíveis, minerais críticos e tecnologia.

“É natural que os Estados Unidos busquem proteger suas cadeias produtivas. O que defendemos é um processo racional, transparente e baseado em dados, que permita avançar de forma construtiva”, acrescenta Alban.

Em setembro, a entidade liderou uma missão empresarial a Washington. Segundo a CNI, na ocasião, foram abertas frentes de diálogo e cooperação em setores de alto potencial, como data centers, combustível sustentável de aviação (SAF) e minerais críticos.

Lula e Trump se encontraram neste domingo (26), na Malásia, a partir das 15h30, no horário local (4h30, em Brasília), em paralelo à Cúpula de Líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Antes da conversa a portas fechadas, o presidente dos EUA disse que tarifas comerciais aplicadas sobre o Brasil podem ser negociadas “muito rapidamente”. “Acho que poderemos chegar a acordos muito bons dos quais estivemos falando, e acho que acabaremos tendo uma relação muito boa”, acrescentou.

VEJA TAMBÉM:

  • Ao lado de Lula, Trump sinaliza suspensão de tarifas e se diz incomodado com penas contra Bolsonaro

Durante o encontro ficou acertado que uma nova reunião entre representantes dos governos brasileiro e americano deve ocorrer na noite deste domingo na Malásia.

“Trump declarou que dará instruções à sua equipe para começar um processo de negociação bilateral, que deve se iniciar hoje ainda – já que é para tudo ser resolvido em pouco tempo”, afirmou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que participou da reunião.

Foi a terceira vez que Trump e Lula estabeleceram uma conversa diretamente. A primeira vez foi durante a última Assembleia Geral da ONU, realizada em setembro, em Nova York.

No dia 6 de outubro, ambos fizeram uma ligação, na qual o brasileiro propôs ao americano o encontro no âmbito da Cúpula da Asean, que começou neste domingo e termina na terça-feira (28).

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence