Trump ameaça erradicar o Hamas se grupo violar o cessar-fogo
Últimas atualizações em 21/10/2025 – 02:06 Por Gazeta do Povo | Feed
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (20) que o grupo terrorista Hamas será “erradicado” caso viole o acordo de cessar-fogo em Gaza, firmado sob mediação de Washington.
“Fizemos um acordo com o Hamas de que eles serão muito bons, que vão se comportar, que serão gentis – e, se não forem, nós iremos e vamos erradicá-los, se for preciso”, declarou o presidente a jornalistas na Casa Branca.
Durante o encontro com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, na Casa Branca, Trump deixou claro, contudo, que não pretende empregar tropas americanas na Faixa de Gaza, afirmando que outros países estão dispostos a integrar uma força de estabilização, caso o Hamas viole o acordo com Israel.
“Temos dezenas de países que concordaram em integrar uma força internacional e adorariam entrar [em Gaza]. Além disso, Israel entraria em dois minutos, se eu pedisse”, afirmou.
O cessar-fogo em Gaza, em vigor desde 10 de outubro, prevê, além da libertação dos reféns vivos e mortos, processo que ainda está em curso, a desmilitarização gradual do Hamas. As declarações de Trump ocorreram após Israel acusar, neste domingo (19), o Hamas de violar o acordo e retomar ataques aéreos contra o enclave palestino. O governo israelense também afirma que o grupo terrorista ainda não devolveu todos os corpos de reféns, descumprindo a fase inicial da troca prevista na trégua.
Trump ressaltou nesta segunda que o Hamas está enfraquecido e isolado após os ataques conjuntos de Israel e dos Estados Unidos contra o Irã.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni
