Barroso discute indicações para vaga no STF em jantar com Lula

Últimas atualizações em 19/10/2025 – 11:00 Por Gazeta do Povo | Feed

O agora ex-ministro do STF Luís Roberto Barroso foi até o Palácio da Alvorada na última sexta-feira (17) para um jantar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, um dos tópicos da conversa foram os nomes cotados para assumir a vaga de Barroso, cujo último dia oficialmente no cargo foi sábado (18).

Segundo pessoas próximas, Barroso teria elogiado a formação dos três nomes mais cotados para o substituir: o ministro da Advocacia-Geral da União Jorge Messias (supostamente o predileto de Lula), o ministro do Tribunal de Contas da União Bruno Dantas e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Outro tópico abordado foi a presença de mulheres no judiciário brasileiro. Em Roma para o Fórum Mundial da Alimentação, a primeira-dama Janja da Silva não participou do jantar. Lula vem recebendo críticas públicas por mais uma vez não considerar nenhuma mulher para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal.

Antes de se encontrar com Lula, Barroso deu seu voto favorável à descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação. O anúncio de que deixaria a corte ocorreu no último dia 9, após muita especulação sobre sua saída do STF.

VEJA TAMBÉM:

  • O triste espetáculo de Barroso em favor do aborto

  • Advogado-geral da União, Jorge Messias, é o favorito a assumir uma vaga no STF

    Quem é Jorge Messias, o favorito para assumir a vaga de Barroso no STF

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence