Decisão sobre plano para taxar navios poluentes é adiada na ONU

Últimas atualizações em 18/10/2025 – 07:24 Por Gazeta do Povo | Feed


Em votação da Organização Marítima Internacional (OMI), uma agência da ONU, a maioria dos países decidiu nesta sexta-feira (17) adiar em um ano a decisão sobre um plano para reduzir emissões de carbono no transporte marítimo internacional, que prevê uma taxa para navios que emitem quantias consideradas excessivas.

A OMI havia fechado em abril um acordo preliminar para a cobrança e agora a medida, apoiada pelo Brasil, seria ratificada.

Porém, na votação em Londres, uma moção apresentada pela Arábia Saudita (que se opõe à taxa) para adiar as discussões por um ano teve votos favoráveis de 57 países e 49 contrários, segundo informações da agência Reuters.

Os Estados Unidos também se opõem à proposta e ameaçaram aplicar restrições de visto e sanções aos países que votassem a favor.

“Não toleraremos aumento de preços para os consumidores americanos nem a criação de uma nova burocracia verde e fraudulenta para gastar o dinheiro deles nos sonhos verdes dos outros. Apoiem os Estados Unidos e votem não em Londres amanhã!”, escreveu Trump na quinta-feira (16) na rede Truth Social.

Após a votação, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, comemorou o adiamento da decisão sobre o plano.

“Esta é mais uma grande vitória para o presidente Trump. Graças à sua liderança, os Estados Unidos impediram um enorme aumento de taxas da ONU sobre os consumidores americanos, que teria financiado projetos climáticos progressistas. Nosso país continuará liderando o caminho e colocando os Estados Unidos em primeiro lugar”, escreveu, em postagem no X.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence