Trump ameaça “matar” membros do Hamas em Gaza

Últimas atualizações em 17/10/2025 – 05:21 Por Gazeta do Povo | Feed


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira (16) autorizar uma intervenção militar contra o Hamas na Faixa de Gaza, caso o grupo terrorista continue promovendo execuções internas.

“Se o Hamas continuar matando pessoas em Gaza, o que não fazia parte do acordo, não teremos escolha a não ser entrar [em Gaza] e matá-los. Obrigado por sua atenção a este assunto!”, escreveu Trump em publicação na rede Truth Social.

A elevação do tom ocorre em meio a denúncias de assassinatos promovidos pelo Hamas contra rivais locais, inclusive membros de clãs armados acusados de colaborar com Israel ou supostamente desviar ajuda humanitária. Segundo o jornal Le Monde, a violência entre o Hamas e esses grupos aumentou após a entrada em vigor do cessar-fogo mediado por Trump entre Israel e os terroristas palestinos, na semana passada.

Mais tarde, durante entrevista na Casa Branca, Trump sinalizou que a possível intervenção não seria conduzida necessariamente por forças americanas.

“Eu não disse quem iria entrar, mas alguém vai entrar. Não seremos nós. Não será necessário. Há pessoas muito próximas, ali por perto, que farão isso. E farão bem. Muito facilmente. Mas sob nossos auspícios”, afirmou o presidente.

O plano de paz para Gaza proposto por Trump exige, além da libertação dos reféns vivos e mortos – algo parcialmente já cumprido -, o desarmamento do Hamas e o fim de seu papel na administração do enclave palestino. O grupo terrorista, contudo, ainda não cumpriu a segunda e terceira condição, que seria o primeiro passo para o início da chamada “segunda fase” do plano, que prevê o pós-guerra. Trump ameaçou um desarmamento forçado do Hamas na terça-feira (14), caso o grupo terrorista resista se desmilitarizar.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence