Zambelli agradece a deputados, apoiadores e advogados em carta
Últimas atualizações em 15/10/2025 – 08:06 Por Gazeta do Povo | Feed
Por meio de carta divulgada em seu Instagram nessa terça-feira (15), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) agradeceu aos deputados e senadores que a visitaram na Itália. Além disso, agradeceu a seus apoiadores pela ajuda financeira, bem como a seus advogados.
“Obrigada a todos os deputados e senadores que estão me ajudando, principalmente os que vieram aqui. Obrigada aos que ajudaram financeiramente, mais em oração com abraço forte (sic.). Obrigada aos meus advogados”, escreveu Carla.
Zambelli está presa na Itália desde julho de 2025. Ela aguarda até que a justiça do país europeu decida sobre a validade ou não de seu pedido de extradição, enviado pelo governo brasileiro. Atualmente, quem cuida de sua conta no Instagram é sua mãe, Rita Zambelli. Ao publicar a carta, Rita marcou parlamentares de direita, como o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Eduardo Girão (Novo-CE). Na mesma publicação, Fábio Pagnozzi, que é um de seus advogados, respondeu: “Eu que agradeço pela honra de ser o seu advogado, minha amiga deputada federal Carla Zambelli.”
VEJA TAMBÉM:
- Na Itália, Lula diz que Carla Zambelli “não merece respeito” de quem ama a democracia
- Zambelli anuncia greve de fome em carta a ministro italiano após ter recurso negado
Carta anterior falava em greve de fome
Em carta anterior, divulgada nos mesmos moldes, Zambelli anunciou greve de fome. A carta em questão teve como destinatário o ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio. Não foi a primeira greve de fome da deputada em sua prisão no país europeu.
O anúncio da greve ocorreu após decisão judicial que manteve a prisão da deputada brasileira. Em recurso, a defesa alegava distúrbios neurológicos e psiquiátricos graves. A perícia do tribunal, no entanto, entendeu que tais distúrbios não eram incompatíveis com a prisão em regime fechado.
VEJA TAMBÉM:
- Cassação de Eduardo e Carla Zambelli será baseada no regimento da Câmara, diz Motta
- Alexandre de Moraes revoga bloqueios de perfis de Carla Zambelli
Relembre o caso Zambelli
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes condenou Carla Zambelli por supostamente financiar uma invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça. Ela teria pago ao hacker Walter Delgatti Neto (popularmente conhecido como “hacker de Araraquara”) para realizar a invasão e inserir um mandado de prisão contra Moraes no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). A sentença final foi de 10 anos de prisão.
20 dias após a condenação, a deputada deixou o país pela fronteira com a Argentina, passou pelos Estados Unidos e, por fim, chegou à Itália. Ela possui cidadania italiana, o que pode dificultar a extradição solicitada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil a pedido de Moraes.
O Brasil incluiu o nome de Carla na lista da Interpol. Por isso, a polícia italiana executou uma verificação que terminou por encontrá-la e prendê-la.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni