direita critica Moraes por manter prisão de Jair Bolsonaro refém

Últimas atualizações em 14/10/2025 – 04:30 Por Gazeta do Povo | Feed


As medidas que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes manteve contra o ex-presidente Jair Bolsonaro motivaram críticas da direita nesta segunda-feira (13). Os políticos usaram seu espaço no parlamento e foram às redes sociais para atacar a atuação de Moraes, que manteve a prisão domiciliar e uma série de restrições. Moraes ainda não comentou estas decisões.

O senador Marcos Rogério (PL-RO) afirmou que o Brasil atravessa um período de insegurança jurídica provocado por decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar citou o caso do ex-assessor internacional da Presidência da República no governo de Jair Bolsonaro, Filipe Martins, preso em 2024 na operação que investigou a suposta tentativa de golpe de Estado, e o do ex-presidente Jair Bolsonaro, que permanece em prisão domiciliar.

VEJA TAMBÉM:

Para ele, ambos são exemplos de processos conduzidos de forma “irregular”, com prisões mantidas sem respaldo legal. “Nem em períodos excepcionais podem-se admitir medidas dessa natureza, que extrapolam, que desafiam a legalidade”, declarou.

Repercussão no X

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou no X que o pai é um “refém” e que seguirá na luta pela liberdade dele. “Vamos continuar lutando pela liberdade deste refém!”, escreveu.

O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL-RJ), disse que “insistir” nas medidas representa mais “graves violações” e que “fingir normalidade nesse momento é mais uma prova diária de que o que menos importa é a liberdade e a democracia”.

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) afirmou que Moraes mantém a prisão como “abuso de autoridade”. Já o deputado Hélio Lopes (PL-RJ) afirmou que Bolsonaro é um “perseguido” porque “nunca disse o que queriam ouvir”.

A deputada Julia Zanatta (PL-SC) declarou que Bolsonaro está “preso ilegalmente, sequestrado pelo Estado” e que o ministro estaria segurando o pedido de revogação da prisão.

Moraes manteve a prisão

O ministro Alexandre de Moraes negou nesta segunda-feira (13) o pedido da defesa do ex-presidente para a revogação de sua prisão domiciliar. O inquérito é o que apura sua suposta obstrução à Justiça.

Moraes ainda vê risco de fuga do ex-presidente. Além da prisão, o magistrado proibiu Bolsonaro de usar celular, redes sociais e reteve seu passaporte. A decisão ocorre depois que um parecer da Procuradoria-Geral da República opinou por manter as medidas cautelares.

A acusação ocorre no âmbito do inquérito que também investiga o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Nele, a Polícia Federal associa a Eduardo e Jair Bolsonaro a suposta articulação junto aos Estados Unidos pela aplicação de sanções contra autoridades brasileiras via Lei Magnitsky. Com tais atitudes, Eduardo e Jair Bolsonaro estariam, de acordo com os autos, tentando coagir Moraes.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence