Alcolumbre diz que aguarda relatório de Paulinho para dosimetria

Últimas atualizações em 14/10/2025 – 20:35 Por Gazeta do Povo | Feed


O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta terça-feira (14) que aguarda o relatório final do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) para o projeto de lei da dosimetria, que pretende reduzir as penas dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

Questionado se já discutiu a proposta com Paulinho, o senador desconversou. “Estamos esperando o Paulinho”, disse ao entrar no plenário. O relator já declarou que a votação do PL da dosimetria na Câmara dos Deputados depende de um acordo com o Senado, que pode derrubar o projeto.

Paulinho descartou a possibilidade de uma anistia “ampla, geral e irrestrita” para evitar a rejeição do texto. A expectativa é que o relatório trate da redução de penas dos condenados pelo 8 de janeiro e pela suposta tentativa de golpe de Estado, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

VEJA TAMBÉM:

  • Oposição aposta em semana decisiva para anistia na Câmara com proposta de Paulinho

O próprio Alcolumbre articulava uma proposta intermediária sobre a dosimetria. No entanto, a Câmara aprovou o requerimento de urgência para o projeto de lei 2.162/2023 em 17 de setembro. Desde então, Paulinho tenta viabilizar a votação do mérito.

No mesmo dia da aprovação da urgência, o presidente do Senado reclamou que a pressão da oposição pela anistia torna “impossível” que a Casa trate de temas que realmente importam para a população brasileira.

Alcolumbre destacou que alguns senadores ameaçam “24 horas por dia” obstruir os trabalhos, criam “transtornos” e focam apenas em questões do Judiciário.

O deputado Paulinho da Força chegou a dizer que poderia apresentar o relatório final nesta terça-feira (14), mas, até o início da noite, o parecer não foi protocolado. “Pacificando com o Davi [Alcolumbre], nós resolvemos 90% dos problemas”, disse o relator no último dia 8.

Na semana passada, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que as votações desta semana seriam voltadas à área de educação.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence