Lula e Janja encontram Papa Leão XIV na viagem a Roma
Últimas atualizações em 13/10/2025 – 10:06 Por Gazeta do Povo | Feed
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja da Silva encontraram o Papa Leão XIV nesta segunda (13), no Vaticano, durante a viagem oficial que faz a Roma, na Itália. O petista chegou na véspera para participar de reuniões do Fórum Mundial da Alimentação, principalmente da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, à tarde.
Na audiência com o Papa, Lula diz que conversaram sobre religião, fé, o Brasil e os “imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”. Este é o primeiro encontro do petista com o novo líder da Igreja Católica e, segundo interlocutores, vinha sendo costurado pelo governo e pela Embaixada brasileira junto à Santa Sé há dias.
“Precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, disse Lula ao Papa em um resumo da conversa postado em uma rede social. Leão XIV ainda não comentou sobre o encontro até a última atualização desta reportagem.
VEJA TAMBÉM:
-
Universidades públicas favorecem o MST? Veja o que dizem os 10 últimos editais
Ainda na audiência, Lula foi informado de Leão XIV não poderá comparecer à COP 30 de Belém, em novembro, mas que um representante do Vaticano será enviado para participar do evento. E, segundo relatou, recebeu do Papa a notícia de que fará uma visita ao Brasil.
“Ficamos muito felizes em saber que sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, pontuou.
Lula ainda relatou ao sumo pontífice sobre como será a sua participação nos eventos do dia na FAO, afirmou “como, em dois anos e meio, tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome”, e lembrou a sua “extrema proximidade” com religiosos brasileiros como o atual presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler.
O petista foi acompanhado, ainda, dos ministros Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), a senadora Ana Paula Lobato (PDT/MA), a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Veira.
A agenda oficial de Lula em Roma inclui, ainda nesta segunda (13) reuniões empresariais e um encontro com o chefe de governo de Bangladesh, Muhammad Yunus. Ele retorna ao Brasil no final da tarde.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni