Israel celebra retorno dos últimos 20 reféns vivos
Últimas atualizações em 13/10/2025 – 07:02 Por Gazeta do Povo | Feed
O Exército de Israel confirmou nesta segunda-feira (13) que os últimos 20 reféns que restavam com vida após dois anos de cativeiro em Gaza já foram transferidos para o país.
O processo de libertação dos cativos foi realizado em duas etapas: sete reféns foram libertados por volta das 2h desta segunda-feira, enquanto os outros 13 foram entregues duas horas depois. Todos os sobreviventes foram encaminhados para uma base militar israelense, onde reencontraram familiares e passaram por exames médicos e psicológicos.
Em troca do reféns, Israel deve libertar cerca de dois mil prisioneiros palestinos nas próximas horas, incluindo 250 que cumpriam penas de prisão perpétua.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que conseguiu mediar a primeira fase do acordo de paz entre Israel e Hamas, chegou a Israel nesta segunda-feira para acompanhar a entrega dos reféns sequestrados pelo Hamas e participar de uma sessão no Parlamento israelense, em uma visita de apenas algumas horas.
O líder republicano deve se reunir com as famílias dos reféns que estiveram dois anos em cativeiro após os ataques do Hamas de 7 de outubro de 2023 e que, nas últimas semanas, agradeceram a intervenção do presidente para conseguir a libertação de seus entes queridos.
Ainda restam 28 corpos de reféns em Gaza, dos quais Israel prevê que parte será entregue nesta segunda. As autoridades israelenses também afirmam que o Hamas não entregará todos os corpos por não ter conseguido localizá-los, embora não tenham detalhado quantas pessoas continuam desaparecidas.
Quem são os últimos reféns libertados pelo Hamas
Os últimos reféns que foram libertados do cativeiro do Hamas após dois anos de guerra são: Nimrod Cohen, de 21 anos; Rom Braslavski, de 21 anos; Bar Kupershtein, de 23 anos; Evyatar David, de 24 anos; Maxim Herkin, de 37; Elkana Bohbot, de 36 anos; Segev Kalfon, de 27; Yosef Haim Ohana, de 24.
Ainda, Matan Zangauker, de 25 anos, raptado em sua casa em Nir Oz junto à sua companheira; os irmãos argentinos Ariel, de 28 anos, e David Cunio, de 35, o primeiro capturado com sua namorada no kibutz Nir Oz e o segundo em sua casa com sua esposa e suas filhas gêmeas; Avinatan Or, de 32 anos, cuja namorada foi capturada e resgatada em junho de 2024; e Eitan Horn, de 38 anos, argentino sequestrado enquanto visitava seu irmão mais velho.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni