para 44%, direita representa melhor combate à corrupção
Últimas atualizações em 12/10/2025 – 13:24 Por Gazeta do Povo | Feed
Para 44% dos brasileiros, a direita representa melhor que a esquerda tanto a pauta de combate à corrupção quanto a defesa do patriotismo. A Genial/Quaest publicou a pesquisa com a descoberta neste domingo (12).
A divulgação ocorre ao mesmo tempo em que o Partido dos Trabalhadores (PT) lança nova propaganda partidária. Nela, o partido questiona os eleitores: “que país você quer?”. O vídeo, de 30 segundos, fala em mapa da fome, PEC da Imunidade, redução da jornada de trabalho e isenção do imposto de renda.
VEJA TAMBÉM:
- Avaliação negativa de Lula diminui, mas ainda supera positiva, diz Quaest
- Lula lidera intenções de voto em 2026, mas vê Bolsonaros crescerem
Veja os resultados do levantamento
Resultado geral
A Quaest perguntou a 2.004 brasileiros de 120 municípios: “quem hoje representa melhor o discurso de patriotismo e combate à corrupção?”
- Direita – 44%;
- Esquerda – 28%;
- Nenhum dos dois – 12%;
- Não sabe ou não respondeu – 16%;
Quem hoje representa melhor o discurso de patriotismo e combate à corrupção? – recorte por gênero
No recorte por gênero e religião, a opinião da maioria aparece mais consolidada entre homens e evangélicos. Dentre os homens, 50% acreditam que a direita representa melhor o patriotismo e o combate à corrupção, enquanto a esquerda se mantém em 28%. Aqui, também 12% não veem em nenhum dos dois lados essas bandeiras. Aqui, contudo, os que não sabem ou não responderam são 10%.
Em contrapartida, as mulheres representaram mais resistência à pesquisa. Nessa segmentação, 21% não sabe ou não respondeu. 39% das mulheres deram seu voto em favor da direita, enquanto 29% partiram para a esquerda. 11% acreditam que nenhum dos lados representa o patriotismo e o combate à corrupção.
Quem hoje representa melhor o discurso de patriotismo e combate à corrupção? – recorte por religião
No recorte por religião, os dados mostram católicos mais tendentes à esquerda e evangélicos mais convictos nas pautas da direita. Em ambas as religiões, no entanto, 10% da amostra afirma que nenhum dos lados representa as pautas.
Para 53% dos evangélicos e 44% dos católicos, a direita representa melhor o patriotismo e o combate à corrupção. Em contrapartida, para 23% dos evangélicos e 29% dos católicos, é a esquerda quem representa melhor essas mesmas agendas.
17% dos católicos não sabe ou preferiu não responder. Quanto aos evangélicos, o percentual é menor, de 14%.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre quinta-feira (2) e domingo (5), e ouviu 2.004 brasileiros de 120 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni