Políticos repercutem saída de Barroso da Suprema Corte
Últimas atualizações em 09/10/2025 – 21:00 Por Gazeta do Povo | Feed
A saída antecipada do ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal provocou reações no mundo político. Representantes da direita manifestaram suas opiniões sobre o ministro, algumas com fortes opiniões.
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) afirmou que o ministro será lembrado pelo avanço das decisões autoritárias. “Barroso anuncia aposentadoria no STF e sai marcado como o presidente da corte que permitiu que a ditadura do judiciário avançasse no País”, escreveu no X.
O deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) afirmou que Barroso se antecipou a um pedido de impeachment do Congresso Nacional. “Auto impeachment de Barroso ao pedir para se aposentar do STF. Sua alma de justiça falou mais alto e disse que se arrependia de ter dito “Vencemos o Bolsonarismo”, disse parlamentar em sua conta no X.
VEJA TAMBÉM:
O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) fez uma análise em sua conta no Instagram. O parlamentar disse que a renúncia seria uma estratégia de Lula para evitar indicações do próximo governo, que ele projeta como de direita. “A gente sabe que não existe um ponto sem nó neste governo de esquerda”, disse.
Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) chamou o fim da carreira do magistrado de “simbólica”. “Um encerramento simbólico: quem um dia defendeu um terrorista, termina a carreira deixando milhares de presos políticos no Brasil os condenando como… terroristas… e destruindo a vida de milhares de famílias e vidas”, escreveu no X.
A deputada federal Rosangela Moro (União-SP) também destacou sua atuação como ministro que sentenciou réus do 8 de janeiro. “Penso nas famílias das pessoas com doenças raras, que seguem sem tratamento por causa dos critérios impostos no Tema 1234, e também nas famílias que aguardam anistia e justiça pelos atos de 8 de janeiro”, publicou no X.
O ex-deputado federal Douglas Garcia (União-SP) ironizou. “A ‘serenidade’ no olhar de quem foi agente político no judiciário e tem a convicção de quem vai escapar de forma impune. Barroso passará a história como o símbolo do judiciário partidário, do judiciário que é linha auxiliar na perseguição de opositores e de uma justiça com j.”
O ex-deputado federal e vice-prefeito de Curitiba Paulo Eduardo Martins (Novo-PR) preferiu especular as indicações que o presidente da República poderá fazer. “Barroso anuncia aposentadoria. Pelo ambiente do país, é capaz do Lula indicar o Jones Manoel ou o Mauro Iasi para a vaga. O Senado aprova.”
O vereador de Curitiba Rodrigo Marcial (Novo-PR) afirmou que cai o primeiro “deus” da democracia. “Renuncia, mané, não amola”, escreveu junto a um vídeo do momento do anúncio.
Presidente da Câmara agradece
Uma voz dissonante entre os políticos, o presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos-PB) reconheceu o trabalho do magistrado. “O ministro do STF desempenhou sua função com maestria e equilíbrio na defesa da Constituição e da Democracia. Registro meu reconhecimento pelo seu trabalho e desejo muito sucesso nesta nova caminhada. Fará falta na mais alta Corte do Brasil”, disse.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni