Lula lidera intenções de voto, mas vê Bolsonaros crescerem
Últimas atualizações em 09/10/2025 – 11:48 Por Gazeta do Povo | Feed
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria reeleito se as eleições de 2026 fossem realizadas hoje, de acordo com uma nova rodada da pesquisa Quaest divulgada nesta quinta (9). O levantamento mostra o petista liderando todos os cenários apurados tanto no primeiro como no segundo turno.
Apesar da vantagem, Lula vê o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) crescer nas intenções de voto nesta nova rodada mesmo estando inelegível e após ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por supostamente liderar uma tentativa de golpe de Estado.
Além do ex-presidente, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também ganharam alguns pontos neste novo levantamento, mostrando que o sobrenome da família ainda tem a preferência dos eleitores da oposição.
A Quaest ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios brasileiros entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais com nível de confiança de 95%.
VEJA TAMBÉM:
-
Lula reforça discurso de “ricos contra pobres” após Câmara rejeitar MP da Taxação
De acordo com a Quaest, a um ano da eleição presidencial de 2026, Lula lidera todos os cenários apurados acima da margem de erro:

Já as simulações de segundo turno mostram uma variação negativa de Lula na disputa com nomes da família Bolsonaro, que ganharam vantagem na comparação com a pesquisa realizada há um mês:
Lula x Jair Bolsonaro
Com o ex-presidente, que segue inelegível e agora condenado pelo STF, Lula recuou um ponto e Bolsonaro avançou dois. Ambos, no entanto, dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais:
- Lula (PT): 46%, ante 47% em setembro;
- Jair Bolsonaro (PL): 36%, ante 34%;
- Branco, nulo, não vai votar: 16%, ante 17%;
- Indecisos: 2% nas duas pesquisas.
Lula x Michelle Bolsonaro
A mesma variação ocorreu no cenário estimulado entre Lula e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro:
- Lula (PT): 46%, ante 47% em setembro;
- Michelle Bolsonaro (PL): 34%, ante 32%;
- Branco, nulo, não vai votar: 18% nos dois levantamentos;
- Indecisos: 2%, ante 3%.
Lula x Eduardo Bolsonaro
O mesmo percentual de variação ocorreu em uma eventual disputa entre o presidente petista e o deputado Eduardo Bolsonaro:
- Lula (PT): 46%, ante 47% em setembro;
- Eduardo Bolsonaro (PL): 31%, ante 29%;
- Branco, nulo, não vai votar: 20%, ante 21%;
- Indecisos: 3% em ambos os levantamentos.
Lula x Tarcísio de Freitas
Por outro lado, o nome mais apontado pela direita para disputar a eleição presidencial, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), de São Paulo, aparece com uma tendência de queda enquanto que Lula ganhou pontos – ambos, no entanto, dentro da margem de erro:
- Lula (PT): 45%, ante 43% em setembro;
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 33%, ante 35%;
- Branco, nulo, não vai votar: 19% nos dois levantamentos;
- Indecisos: 3% em ambos.
Lula x Ratinho Jr.
Além de Tarcísio, o governador paranaense Ratinho Jr. (PSD-PR) também vem despontando entre oposicionistas como uma opção viável para abalar a tentativa de reeleição de Lula:
- Lula (PT): 44% em ambos os levantamentos;
- Ratinho Jr. (PSD): 31%, ante 32% em setembro;
- Branco, nulo, não vai votar: 22%, ante 21%;
- Indecisos: 3% nos dois levantamentos.
Outros candidatos
A Quaest também testou outros três cenários de possíveis candidatos para a disputa com Lula em 2026. O petista sai na frente com uma variação de 41% a 47% contra Ciro Gomes (PDT) e Romeu Zema (Novo), com 32% cada, e Ronaldo Caiado (União), com 31%.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni