Tarifa zero no transporte público pode ser bandeira de Lula em 2026

Últimas atualizações em 07/10/2025 – 21:28 Por Gazeta do Povo | Feed


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que a proposta de tarifa zero no transporte público pode ser uma das bandeiras da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a reeleição em 2026.

“Nós estamos fazendo nesse momento uma radiografia do setor a pedido do presidente Lula. Ele sabe que esse tema é importante para os trabalhadores, para o meio ambiente e para a mobilidade urbana”, disse Haddad em entrevista ao Jornal da Record, da TV Record.

O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, afirmou à CNN Brasil que a gratuidade do transporte público em todo o país pode custar cerca de R$ 90 bilhões por ano. Segundo o ministro, a avaliação está sendo feita “com calma e tranquilidade” e ainda não há uma estimativa inicial de quanto custará a medida.

VEJA TAMBÉM:

  • Congresso dá “kit reeleição” para Lula e a conta vai ficar com o eleitor

Questionado se a criação de uma nova despesa fixa não resultaria numa piora da situação fiscal do país, Haddad comparou com as críticas recebidas pela isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

“No caso do IR aconteceu a mesma coisa e nós aprovamos um projeto fiscalmente responsável, porque ele é neutro do ponto de vista fiscal”, disse. “Tem muita coisa no Brasil para ser feita de reequilíbrio de contas que não impacta as contas públicas”, acrescentou.

Haddad voltou a falar sobre o estudo sobre o tema durante sua participação no programa “Bom dia, ministro”, na EBC. “Tem vários estudos que estão sendo recuperados pela Fazenda para verificar se existem outras formas mais adequadas de financiar o setor, mas estamos neste momento fazendo uma grande radiografia”, destacou.

O estudo técnico deve trazer dados sobre o custo do setor, quanto o governo gasta em subsídio, o valor aportado pelas empresas com o vale transporte, quanto o trabalhador paga e quais são os gargalos tecnológicos.

“Estamos fazendo um mapeamento. Vamos perseverar nesse estudo para apresentar uma radiografia do setor e verificarmos quais as possibilidades de melhorar isso que tem um apelo social muito forte”, ressaltou o ministro.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence