TSE abre código-fonte das urnas eletrônicas e inicia ciclo 2026

Últimas atualizações em 02/10/2025 – 17:16 Por Gazeta do Povo | Feed


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou nesta quinta-feira (2) a cerimônia de abertura do código-fonte das urnas eletrônicas, marco que dá início ao processo eleitoral de 2026. O evento ocorreu na sede do Tribunal, em Brasília, e contou com a presença da presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, além de ministros e representantes de entidades fiscalizadoras.

A ministra afirmou que a medida repete um procedimento já adotado em eleições anteriores.

“Esta cerimônia repete um rito e um procedimento que vêm sendo adotados pela Justiça Eleitoral brasileira, especialmente para a garantia da integridade, da segurança e da transparência do processo eleitoral”, disse. Segundo ela, o objetivo é dar à sociedade “acesso às etapas do funcionamento das urnas”.

O código-fonte reúne as linhas de programação que determinam o funcionamento do sistema de votação. A abertura para inspeção ocorre um ano antes do pleito de 2026 e possibilita que partidos políticos, Congresso, Ministério Público, Polícia Federal, OAB, universidades e outros órgãos acompanhem e fiscalizem o software.

“Nós temos 40 possibilidades de fiscalização e de auditoria dos sistemas eleitorais [antes, durante e após as eleições]. Temos testes permanentes para demonstrar a integridade dos sistemas”, declarou Cármen Lúcia.

O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, explicou no evento que o ciclo eleitoral prevê várias etapas de auditoria, desde o desenvolvimento dos sistemas até o pós-eleição. Ele lembrou que, além da abertura do código-fonte, haverá o Teste Público de Segurança em dezembro, os testes de confirmação em março de 2026 e a lacração dos sistemas em agosto do próximo ano.

“Em todas elas há oportunidade de fiscalização. De nossa parte, o convite está feito às entidades fiscalizadoras para que se façam presentes e nos auxiliem nesse processo, fiscalizando e auditando”, afirmou.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence