Cuba descarta ajudar Maduro em eventual guerra contra os EUA

Últimas atualizações em 30/09/2025 – 04:42 Por Gazeta do Povo | Feed


O regime comunista de Cuba descartou a possibilidade de enviar tropas para apoiar a Venezuela em caso de conflito armado contra os Estados Unidos. Em entrevista concedida na semana passada ao portal Zeteo News, do jornalista Mehdi Hasan, o vice-chanceler cubano, Carlos Fernández de Cossío, afirmou que a atuação de Havana em um possível confronto se limitará ao apoio político à ditadura de Nicolás Maduro.

“Não vamos entrar em guerra com os Estados Unidos”, declarou o diplomata, reforçando que Cuba oferecerá “todo o apoio político” a Caracas, mas sem envolvimento militar.

Fernández de Cossío foi insistentemente questionado sobre a possibilidade de engajamento direto das Forças Armadas cubanas em defesa do regime chavista. O vice-chanceler deixou claro que a posição de Havana é restrita à solidariedade diplomática.

“Essa é uma pergunta muito perigosa. Não vamos entrar em guerra com os Estados Unidos. Brindaremos todo o nosso apoio a Venezuela, basicamente solidariedade política”, disse.

Durante a entrevista, o diplomata cubano expressou preocupação com a escalada de tensões na região. Segundo ele, “há uma postura ameaçadora contra a Venezuela. É muito irresponsável acreditar que se pode fazer isso [uma invasão ao território venezuelano] sem causar muitas perdas de vidas. É uma ameaça para a Venezuela, é uma ameaça para todo o continente, para toda a região”.

Questionado sobre cenários hipotéticos, como eventuais ataques a embarcações cubanas, Fernández de Cossío evitou dar respostas diretas, classificando essas hipóteses como “uma circunstância diferente”. Em outro momento, criticou a justificativa de Washington para a presença militar no Caribe, voltada ao combate ao narcotráfico.

“Todo mundo sabe que o narcotráfico não vem da Venezuela”, afirmou, defendendo o regime chavista e destacando a “paciência” de Maduro diante das pressões externas.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence