UEFA quer banir Israel de competições; Trump tenta intervir

Últimas atualizações em 27/09/2025 – 16:06 Por Gazeta do Povo | Feed


A UEFA (União das Associações Europeias de Futebol), entidade esportiva representante da Europa, tem uma maioria de seus estados-membros a favor do banimento da seleção israelense de futebol de competições europeias, de acordo com o jornal britânico The Times.

A decisão vem após reiterada pressão internacional e acusações de genocídio na Faixa de Gaza, que, na última terça-feira (23), ganhou apoio público de relatores da ONU, que alegam que “seleções nacionais de países que cometem violações massivas podem e devem ser suspensas”.

Para embasar as argumentações em favor do banimento, o caso israelense vem sendo comparado a Rússia — banida das competições da UEFA e da FIFA após a invasão da Ucrânia em 2022.

Entretanto, Israel vê essa campanha como mais um caso de politização perigosa no esporte, alimentada pela hostilidade internacional, campanhas de pressão pavimentada também pela Associação Palestina de Futebol.

A entidade esportiva palestina tem reiteradamente exigido a suspensão de Israel, mais recentemente após a morte do jogador palestino Suleiman al-Obeid, apelidado de “Pelé palestino”, em um ataque aéreo ao enclave em agosto desse ano.

Ao jornal Jerusalem Post, o Ministério da Cultura e do Esporte, liderado por Miki Zohar, confirmou que vem trabalhando nas últimas semanas junto com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Associação Israelense de Futebol, Shino Zoertz, para evitar o banimento, o que poderia impedir Israel de disputar a próxima Copa do Mundo, no ano que vem

“O passo correto nesta fase é agir de forma responsável com os órgãos profissionais e não emitir declarações públicas, e é assim que todas as partes envolvidas nos esforços estão procedendo”, afirmou o porta-voz da pasta, apontando que mais comentários serão fornecidos ao longo do tempo.

Ainda de acordo com o jornal israelense, o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, sofre forte pressão para levar a questão a voto antes do previsto. Normalmente, o comitê executivo da UEFA se reúne a cada poucos meses presencialmente, mas, neste caso, há a possibilidade de uma sessão de emergência — possivelmente até mesmo uma votação online — para votar o tema envolvendo Israel.

O governo americano, liderado pelo presidente Donald Trump, se soma às autoridades israelenses para evitar que o possível banimento seja concretizado. Ao The Athletic e à Sky News, o Departamento de Estado afirmou a que “trabalharemos com afinco para impedir qualquer tentativa de banir a seleção israelense de futebol da Copa do Mundo”.

Qualquer decisão que culmine na suspensão esportiva da seleção israelense poderia ainda ser apelada ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), em Lausanne, Suíça.

Uma suspensão da UEFA não se restringiria somente a seleção israelense senão a clubes de futebol do país, que seriam excluídos de competições como a Liga dos Campeões, a Liga Europa e as eliminatórias internacionais.

Israel é membro da entidade esportiva europeia em razão de ter sido expulso da federação asiática nos anos 70 após boicote similar.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence