Sob pressão pelo União, Celso Sabino anuncia saída do governo

Últimas atualizações em 27/09/2025 – 03:03 Por Gazeta do Povo | Feed


O ministro do Turismo, Celso Sabino, confirmou nesta sexta-feira (26) que deixará o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atendendo a uma determinação do União Brasil. Ele era o único integrante da legenda que ainda ocupava cargo de primeiro escalão na atual gestão, marcando, assim, o desembarque do partido na base até então aliada a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na semana passada, Sabino já havia informado Lula sobre sua decisão, mas o anúncio oficial só ocorreu nesta sexta. A saída atende a uma resolução assinada pelo presidente nacional do União, Antônio Rueda dia 18 passado, que determinou que todos os filiados da sigla deixassem postos no governo sob pena de infidelidade partidária.

Antes de confirmar sua demissão, Sabino tentou negociar uma licença partidária que lhe permitiria permanecer no cargo até abril de 2026, prazo final para desincompatibilização de candidatos que pretendem disputar o Senado. A proposta, porém, não avançou. Ele também teria tentado se manter até a realização da COP 30, em Belém em novembro, o que também não se confirmou.

O ultimato do União foi dado no mesmo comunicado em que a cúpula do partido declarou apoio irrestrito a Rueda, depois que ele passou a ser algo de investigações da Polícia Federal em uma suposta ligação com esquemas envolvendo o Primeiro Comando da Capital (PCC).

A decisão de afastar ministros atinge também o Progressistas (PP), que, junto ao União, formou em agosto uma federação partidária com 108 deputados federais e 14 senadores — hoje a maior bancada da Câmara e a segunda maior do Senado. Mesmo formalizando sua saída, Sabino permanecerá no cargo até a próxima semana, a pedido de Lula, para acompanhá-lo em um evento em Belém, voltado à entrega de obras ligadas à COP30.

Segundo o próprio ministro, ele conversou com o presidente da República e, em respeito à decisão de seu partido, protocolou o pedido de saída do Ministério do Turismo. “Vim cumprir meu papel, entregando o cargo”, declarou Sabino.

Sabino já havia conversado com Lula no dia 19, antes da viagem do presidente a Nova York para a Assembleia Geral da ONU. Na ocasião, ficou acertado que o desligamento seria formalizado após o retorno do chefe do Executivo.Deputado federal licenciado pelo Pará, Sabino voltará à Câmara após dois anos à frente do Turismo.  Apesar da resolução, outros ministros ligados ao União não serão atingidos. É o caso de Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Frederico Siqueira (Comunicações). Embora as pastas sejam da cota do partido, ambos foram indicados por Davi Alcolumbre (União-AP) e não têm filiação partidária.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence